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Banca de DEFESA: GRAZIELLE KETLEN DA SILVA FELIX

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRAZIELLE KETLEN DA SILVA FELIX
DATA : 29/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

AVALIACAO DA ALFABETIZACAO: desafios para o Projeto Alfaletrar


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização. Avaliação. Letramento. Projeto Alfaletrar.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a proposta de avaliação da alfabetização presente no Projeto Alfaletrar, desenvolvido em Lagoa Santa, Minas Gerais. Ao analisar a trajetória da alfabetização no Brasil, sobretudo há pouco mais de duas décadas, com as mudanças repentinas de políticas nacionais e orientações voltadas à alfabetização que acompanharam as mudanças de governo e os respectivos ideais políticos, e a persistente dificuldade de obter sucesso no alcance dos resultados esperados para a etapa de alfabetização, decidiu-se, então, analisar aquele projeto, tendo em vista frutos que o mesmo tem gerado e, ainda que desenvolvido de forma local, tornou-se uma referência nacional de influenciando outras redes de ensino a desenvolverem projetos semelhantes. Adotou-se como referencial teóricos que discutem a alfabetização na perspectiva do letramento (Morais, 2012, 2019, 2022; Soares, 2018, 2020), bem como estudos sobre práticas de avaliação da aprendizagem (Batista, 2005; Hoffmann, 2001, 2008; Perrenoud, 1999; Zabala, 1998, 2014). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida através da análise do conteúdo do documento-base do projeto (2015), os instrumentos avaliativos aplicados em 2024 e os resultados obtidos na Educação Infantil I e II e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano). Os resultados dessas análises apontaram que o projeto integra práticas pedagógicas que entendem a alfabetização como inserção no mundo letrado, e não apenas como o domínio do sistema de escrita. O Alfaletrar valoriza a qualidade do ensino, proporciona formação continuada aos professores e adota uma avaliação formativa e coerente com sua proposta pedagógica. Conclui-se que o projeto representa uma contribuição significativa para o campo da alfabetização, com potencial para inspirar políticas públicas, ao considerar a avaliação como aliada do processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, portanto, que os resultados apresentados nesta pesquisa contribuam para a discussão da avaliação no campo da alfabetização, considerando essa prática uma aliada do processo e não um instrumento limitado à verificação e ao controle. Além disso, que os debates sobre a avaliação e ações estejam mais comprometidas com o acompanhamento das aprendizagens e com intervenções alinhadas a um ensino sistemático, promovendo aprendizagens significativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANÁLIA KEILA RODRIGUES RIBEIRO
Presidente - 1747488 - MAGNA DO CARMO SILVA
Externa à Instituição - RENATA ARAUJO JATOBA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 10:44
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