EDUCACAO E FE: UM OLHAR SOBRE A PRATICA DE EDUCACAO EM ROBERT REID KALLEY E SARAH POULTON KALLEY(1855-1876)
Educação; Missionarismo; protestantismo; Robert Kalley; Sara Kalley
A dissertação investiga a prática educacional e missionária do casal Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley no Brasil entre 1855 e 1876, analisando suas ações no contexto da educação religiosa protestante. O referencial teórico-metodológico apoia-se em autores como Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Michel de Certeau, e Dominique Juliá, cuja abordagem se fundamenta na compreensão das práticas culturais, identidades religiosas e representações sociais. A metodologia adotou atividades de gabinete e campo, incluindo levantamento bibliográfico em teses, dissertações e arquivos históricos, seguida de análise interpretativa das informações coletadas. A pesquisa destaca a importância de suas práticas pedagógicas como instrumentos de fortalecimento da fé e inclusão social, refletindo o impacto do protestantismo no cenário educacional brasileiro do século XIX.