PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: ELIZAMA PEREIRA MESSIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZAMA PEREIRA MESSIAS
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Anfieatro Iracema Pires
TÍTULO:

PRATICA DOCENTE ANTIRRACISTA DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR DE PERNAMBUCO E OS SABERES DO MOVIMENTO NEGRO


PALAVRAS-CHAVES:

Movimento Negro, Saberes, Educação antirracista, Prática Docente, Pensamento Negro em Educação

 


PÁGINAS: 214
RESUMO:

Esta pesquisa desenvolveu-se a partir da hipótese de que professoras e
professores que foram militantes orgânicos ou que receberam influência indireta
do Movimento Negro levam os saberes adquiridos com este movimento para a
prática docente. Algumas questões permearam o estudo: A atuação e/ou diálogo
com os movimentos negros produzem saberes que podem influenciar a prática docente?
Quais são esses saberes e como são levados para a sala de aula? Como esses saberes podem
contribuir com o desenvolvimento de uma educação antirracista? Com o o objetivo geral
de identificar como os saberes do Movimento Negro são incorporados na prática docente
de professoras negras que atuam no Ensino Superior de Pernambuco, construímos o
referencial teórico através da pesquisa bibliográfica exploratória, incursionando pela
história do Movimento Negro Brasileiro com ênfase nas lutas por educação que vem
contribuindo para a educação brasileira e conformando o “pensamento negro em

educação”. Tomamos como referência os saberes identitários, políticos, estético-
corpóreos, interseccionais e indignação, identificados e sistematizados por Nilma Lino

Gomes. Na pesquisa de campo nosso referencial teórico metodológico foi a história oral
temática, realizando entrevistas narrativas com cinco professoras de instituições do ensino
superior de Pernambuco. A análise das narrativas deu-se através da “análise por
triangulação de métodos”, onde leitura em profundidade, o contexto social e o referencial
teórico se entrecruzam na produção de uma síntese analítica. Os resultados contribuem
com a reflexão sobre o “pensamento negro em educação” e identificam elementos que
compõe uma educação antirracista na perspectiva das colaboradoras e da bibliografia
consultada. Revelam a importância atribuída pelas colaboradoras a atuação junto ao
Movimento Negro, identificando saberes que podem ser relacionados aos que foram
categorizados por Gomes (2017, 2022), além de saberes específicos que são mobilizados
na prática docente, mostrando que este é um campo de estudos e debates promissor, que
precisa ser explorado e integrado as disciplinas clássicas dos cursos de formação de
professores/as.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CÍCERA NUNES - URCA
Externo à Instituição - ITACIR MARQUES DA LUZ
Presidente - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Externa à Instituição - TARCIA REGINA DA SILVA
Interna - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 31/07/2025 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10