PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: CRISTIANO FRAGA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO FRAGA DO NASCIMENTO
DATA : 14/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

O estudo sobre as drogas no Sistema Nervoso: uma proposta de sequencia didatica com podcast como divulgacao cientifica no Ensino Fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

Podcast. Ensino fundamental. Drogas. Sistema nervoso. Divulgação científica.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Este estudo investigou a utilização do podcast como ferramenta educativa para divulgar conhecimentos científicos sobre drogas e o sistema nervoso no Ensino Fundamental, especificamente no sexto ano. A pesquisa buscou compreender como estratégias de ensino inovadoras facilitam a aprendizagem de temas complexos e delicados, especialmente em comunidades vulneráveis onde o consumo de drogas é uma questão social premente. Adotou-se uma abordagem qualitativa baseada em sequência didática que envolveu produção de podcasts pelos alunos. A metodologia incluiu atividades de diagnóstico, elaboração de conteúdos, gravação e análise dos áudios produzidos, além da avaliação da mediação pedagógica na adaptação às realidades escolares. A análise de conteúdo permitiu compreender o conhecimento e as percepções dos estudantes sobre o tema. Um questionário inicial evidenciou lacunas na compreensão sobre drogas e sistema nervoso, reforçando a necessidade de ações pedagógicas específicas. A sequência didática mostrou-se eficaz ao promover uma aprendizagem contextualizada e interativa, com os alunos produzindo podcasts que explicaram os efeitos das drogas de forma acessível. A produção dos áudios favoreceu o protagonismo estudantil, potencializando a compreensão científica e o desenvolvimento de habilidades de expressão oral, escrita e comunicação digital. Apesar de desafios como indisciplina e distração, o professor incorporou atividades lúdicas e relatos de experiências para manter o engajamento, adaptando as estratégias às condições da sala de aula. A avaliação destacou que o uso do podcast ampliou a compreensão do tema, contribuiu para a desconstrução de preconceitos e estimulou o diálogo e a reflexão crítica sobre fatores sociais e de saúde. O estudo conclui que estratégias inovadoras como o podcast são fundamentais para a educação de temas sensíveis, tornando o aprendizado mais motivador, acessível e significativo, além de promover uma formação crítica e reflexiva adequada às diversidades socioeducativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JAIURTE GOMES MARTINS DA SILVA
Presidente - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Externa ao Programa - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA - nullExterno ao Programa - 1256096 - SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO - null
Notícia cadastrada em: 22/07/2025 14:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10