NAO ME AMO SE NAO ME VEJO: A LITERATURA DE AUTORIA NEGRA NA VALORIZACAO DA IDENTIDADE E AUTOESTIMA DE JOVENS NEGROS NO ENSINO BASICO
literatura negra; identidade racial; educação; escola;
Esta pesquisa em andamento, de natureza qualitativa, busca compreender os
impactos do pouco uso ou da ausência da literatura de autoria negra no cotidiano
escolar em instituições públicas e privadas da cidade do Recife. A pesquisa parte
da premissa de que a literatura negra constitui uma ferramenta potente na
construção da identidade e autoestima de crianças e jovens negros, ao mesmo
tempo em que questiona a persistência de práticas pedagógicas que silenciam
a diversidade racial e cultural. A fundamentação teórica dialoga com autores
como Fanon (1956), Hall (2016), Munanga (2013), entre outros, cujas
contribuições auxiliam na análise crítica dos discursos produzidos sobre
identidade, cultura e raça no ambiente escolar. Utilizando a Análise do Discurso,
de vertente francesa, como metodologia, o estudo busca mapear práticas,
resistências e lacunas, propondo o desenvolvimento de estratégias pedagógicas
que possam valorizar a literatura negra como instrumento de transformação e
reconhecimento no espaço educacional.