ESTAGIO SUPERVISONADO E FORMACAO DO PROFESSOR DE ARTE: narrativas sobre as praticas pedagogicas do bom supervisor de estagio da licenciatura em danca da UFPE.
9Formação de professores. Estágio supervisionado. Prática pedagógica. Ensino de arte. Licenciatura em dança
O presente projeto de tese trata da relação entre o estágio supervisionado e a
formação inicial do professor de Arte. Tendo em vista o papel relevante das disciplinas
de estágio nos cursos de licenciatura em Arte, este trabalho estrutura-se a partir da
seguinte questão central: como são desenvolvidas as práticas docentes de um bom
supervisor de estágio das licenciaturas em arte da UFPE? Para respondê-la,
escolheu-se como caso a disciplina Estágio Curricular em Ensino de Dança 2, da
licenciatura em Dança da UFPE. Esta investigação tem como objetivo geral
compreender como se desenvolvem as práticas docentes dos bons supervisores de
estágio da licenciatura em dança da UFPE e apresenta os seguintes objetivos
específicos: conhecer as concepções dos alunos e do professor da disciplina de
estágio da licenciatura em dança da UFPE sobre o papel e a ação de um bom
supervisor de estágio; identificar bons supervisores de estágio e os campos de estágio
onde estes sujeitos atuam; caracterizar o percurso formativo dos bons supervisores
de estágio da licenciatura em dança da UFPE; identificar as práticas docentes dos
bons supervisores de estágio da licenciatura em dança da UFPE. Esta pesquisa trata-
se de um estudo de caso de natureza qualitativa, com características da pesquisa
narrativa. Foram empregados diferentes instrumentos de coleta de dados, de acordo
com cada fase da investigação. Na primeira, foram utilizadas a análise de documentos
da licenciatura em Dança da UFPE, a observação da disciplina Estágio Curricular em
Ensino de Dança 2 e a aplicação de questionários com a participação dos alunos da
disciplina. Após a qualificação, será empregada a entrevista narrativa com o professor
do componente curricular e com os três bons supervisores de estágio identificados.
Os resultados parciais indicam que os alunos percebem o estágio supervisionado
como etapa fundamental na formação inicial docente, possibilitando a união da teoria
com a prática; que a relação do licenciando com o seu supervisor exerce grande
influência para a qualidade do estágio; que supervisores de estágio considerados
ruins também possibilitam aprendizagens, ao evidenciar condutas indesejáveis à
atuação docente; e que bons supervisores apresentam características como empatia,
escuta qualificada, afetividade, uso de metodologias adequadas para avaliação e
ensino de Arte, além de acolherem os saberes e habilidades artísticas de seus
estagiários. Conclui-se que esses achados podem contribuir para a área da Educação e para a formação inicial dos professores de Arte, ao identificar as características e as práticas docentes dos bons supervisores de estágio supervisionado.