PERSPECTIVAS SOBRE ACESSIBILIDADE NO JARDIM BOTANICO DO RECIFE PARA A FORMACAO DO SUJEITO ECOLOGICO
Educação museal; Acessibilidade; Educação ambiental; Sujeito ecológico; Jardim Botânico do Recife.
Os jardins botânicos, enquanto museus de ciências, possuem funções educativas, científicas e culturais relevantes para a sociedade. Esta pesquisa analisou as dimensões de acessibilidade arquitetônica e comunicacional nos espaços expositivos do Jardim Botânico do Recife (JBR), com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Política Nacional de Educação Museal (PNEM, 2018). O objetivo foi discutir a acessibilidade como eixo estruturante da formação do sujeito ecológico, no contexto da educação ambiental e da inclusão em espaços museais não escolares. Foram utilizados como corpus de análise o Plano Diretor do JBR e os espaços Jardim Sensorial e Trilha Ecológica. A coleta de dados incluiu análise documental e aplicação de um roteiro de observação. Os resultados indicam a presença de elementos do desenho universal, acessibilidade arquitetônica, comunicacional, bem como uso de tecnologias assistivas, mas também revelam barreiras que comprometem a acessibilidade plena e a participação efetiva. A construção de uma identidade orientada por valores da sustentabilidade e da justiça social, com base na inclusão, contribui para a consolidação de um ethos ecológico. Conclui-se que ainda são necessários investimentos para garantir a autonomia e a participação de todos(as) os(as) visitantes.