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Banca de DEFESA: ANA LUIZA MIRANDA DOS SANTOS NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA MIRANDA DOS SANTOS NEVES
DATA : 18/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

A CONSTITUICAO DOS SABERES DOCENTES PARA INCLUSAO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo a partir de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes Docentes; Educação Inclusiva; Ensino Superior.


PÁGINAS: 230
RESUMO:

O presente estudo discute os saberes docentes para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, especificamente no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco do campus Reitor Joaquim Amazonas, o qual acontece no Centro de Educação. A metodologia utilizada se apoia na abordagem qualitativa, sendo, de acordo com seus objetivos, um estudo do tipo exploratório. O objetivo geral foi compreender como são constituídos os saberes inclusivos de docentes do curso de Pedagogia da UFPE, campus Recife, para a Educação de Pessoas com Deficiência. Para alcançar a este objetivo, foi-se proposto: a) Conhecer como a educação de pessoas com deficiência é percebida no Curso de Pedagogia; b) Delinear como os docentes percebem os saberes inclusivos no ensino superior; c) Caracterizar como os saberes são mobilizados por docentes do curso de Pedagogia para atender ao público da educação inclusiva. A fundamentação teórica deste estudo tem como base autores que trabalham questões referentes à educação inclusiva, saberes docentes e o ensino superior. Foram-se utilizadas enquanto técnicas de coleta de dados questionários através do Google-forms e entrevista semiestruturada. Na primeira fase de coleta de dados foram enviados questionários a todos os docentes do Centro de Educação da UFPE, e a medida que estes foram respondendo, foi-se concluindo o envio de questionários para que pudéssemos realizar a escolha dos sujeitos deste estudo. A partir dos dados coletados nos questionários, selecionamos oito docentes do CE, sendo dois de cada departamento pertencente ao centro. Na segunda fase, realizou-se a entrevista semiestruturada com os docentes selecionados. Ao realizarmos a análise do material de coleta de dados, este estudo obteve resultados significativos, dentre eles, destacam-se a percepção dos docentes sobre a educação de pessoas com deficiência no Curso de Pedagogia, a constituição dos saberes inclusivos par atender a esse alunado, que, em grande parte, se dá através da própria prática docente, ou seja, no exercício diário da profissão, seja na interação com os contextos concretos da docência, com os próprios estudantes, ou até mesmo através de trocas com seus pares, entretanto os docentes percebem a importância dos saberes inclusivos no ensino superior. Evidenciamos também a presença de lacunas no processo de formação inicial dos docentes acerca da constituição desses saberes, onde esses se dão fragilizados e incipientes para atender as demandas da sala de aula contemporânea, manifestando o sentimento de despreparo ao enfrentar situações. Somatizado a essa formação fragilizada, alguns docentes demonstram possuir uma visão limitada ou até mesmo estigmatizante, na qual se questiona a capacidade dos estudantes com deficiência. Um outro dado importante diz respeito à percepção dos docentes de que o currículo do curso de Pedagogia ainda apresenta limitações no tratamento da temática, contudo, há um movimento institucional de revisão curricular, visando contemplar a inclusão de forma mais ampla e integrada, o que representa um avanço significativo. Por fim, os saberes inclusivos são mobilizados a partir da escuta e olhar ao educando, onde a maioria dos docentes demonstram a perspectiva da prática humanizada em sala de aula, buscando acolher, conversar e entender as demandas do alunado. Observamos esforços para a inclusão.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1766732 - ANA MARIA TAVARES DUARTE - nullPresidente - 1205112 - CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Interna - 1288005 - LAEDA BEZERRA MACHADO
Notícia cadastrada em: 25/06/2025 13:26
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