PNLD 2019 E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise das perspectivas acerca do racismo nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (1° ciclo: 2021 a 2025).
Palavras-chave: PNLD; Livro Didático; História; Educação Étnico-Racial
Esta dissertação é uma análise documental (Cellard, 2008; Legoff, 1988, Aristogui,
2006) do livro didático do estudante de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que têm por
base, relacioná-lo a seus objetos norteadores: o Guia PNLD, que elenca essas obras, e o
próprio edital PNLD 2021, o qual define orientações para sua criação. Diante das recentes
reconfigurações do livro didático escolar em todo o país, no ensino médio, temos como uma
problemática a ser investigada, que tipo de ensino para a educação étnico-racial, estas novas
obras escolares apresentaram Desse modo, têm-se por critérios de pesquisa, verificar a
abordagem acerca do racismo e seu correlacionamento à disciplina de História, inserida nesta
área de conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Isto, de acordo com uma
perspectiva teórica alicerçada à Colonialidade/Modernidade, através de sua colonialidade do
saber (Mignolo, 2017, 1993; Quijano, 2005) e sua consequente decolonialidade (Walsh, 2006;
Dussel, 1977) que compreenda e explique as abordagens acerca do racismo realçadas ou
negligenciadas nestas obras, para compreendermos o que está sendo proposto para o campo
da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito da cultura escolar brasileira
(Fourquin, 1993; Munakata, 2012, 2016) Alguns outros autores de igual importância, como
Stuart Hall (2006), Munanga (2004, 2019, 2022), Guimarães (2006) e Nilma Lino Gomes
(2019) entram em conexão com o aporte teórico aqui definido, de forma a complementar as
discussões e objetivos aqui relacionados. Os resultados e conclusões poderão ser
correlacionados a outros estudos e alicerçados à linha de pesquisa de Identidades e Memórias,
do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE), entre outras linhas de pesquisa, que se
inserem no campo da manualística ibero-americana (Escolano, 1998; Badanelli, 2013;
Cigales, 2020), a fim de ampliar as pesquisas também neste campo de estudo.