AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER” PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE
Representações Sociais. Ser Professor. Educação Infantil.
Esta pesquisa apresentou como finalidade principal a identificação das representações sociais dos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino do Recife; e ainda investigou o que pensam os docentes sobre o ensino de crianças desse nível educativo; como também as representações sociais dos professores acerca do seu meio social e da própria profissão propriamente dita. Visto que realizamos um estudo de natureza qualitativa no seguimento de duas etapas. Sendo a primeira etapa subdividadia em duas fases, tendo primeiramente a execução de 20 entrevistas semiestruturadas, com sujeitos em locus, no caso, as Creches e Cmeis delimitidas em nossa investigação. E subsequente registro de informações oportunas no diário de campo, destacando pontos observados durante os encontros com os sujeitos de pesquisa nas suas unidades escolares. Já na segunda etapa, apresentamos as representações sociais dos docentes pelo viés da abordagem processual de Denise Jodelet (2003) em tabelas dos processos de objetivação e ancoragem enviesados na Teoria das Representações Sociais (TRS). Compreendendo que nosso aporte teórico se ateve aos estudos dessa teoria, por base em Almeida (2009) Jodelet (2003), Moscovici (2009), dentre outros subsídios teóricos; também em si tratando da Educação Infantil e do processo de construção da identidade e profissão docente, nos apegamos em Imbernon (2006), Morgado (2011), Morais (2012),, Nóvoa (2017, como em outros estudos do eixo supracitado. Para analisar dos dados coletados, seguimos o processo de análise de conteúdo de Bardin (1979) e de fato, construimos uma grelha de análise como apoio para interpretação dos discursos dos sujeitos, particiantes da pesquisa. Assim, os resultados apontaram três tipos de representações sociais dos sujeitos entrevistados - sendo eles: 1. Representações Sociais de um professor emotivo, acolhedor e paternal; 2. Representações Sociais de um professor crítico e formador; 3. Representações Sociais de um professor criativo, adaptado a desafios diversos. Constatamos que os professores do ensino infantil na Rede Municipal do Recife possuem representações sociais advindas de suas experiências positivas e/ ou negativas de sala de aula - tais interpretações do que veem no cotidiano escolar irão influenciar no modo como enxergam a profissão e o “Ser” professor dessa modalidade. Visto que, o processo identitário desses sujeitos se encontra inserido em suas vivências, experiências profissionais e da visão de mundo inerentes em seu contexto emocional, social e afetivo - considerando que tais condicionantes são sobremodo estruturais e organizativos tanto da formação desses professores; como na expressão e significados de suas representações sociais como fenômenos na sociedade e que devem ser continuamente estudado. Contudo, ressaltamos que nosso estudo propõe uma necessidade reflexiva dessas representações sociais; sendo bastante oportuno no cenário acadêmico e como contribuinte na formação dos docentes atuantes em turmas de crianças em idade de creches e centros municipais de educação infantil (Cmeis) de rede pública.