Perspectivas de (trans)formação humana integral em Ferdinand Röhr e em Fritz Perls para ecogestalt-pedagogia: uma proposta metodológica
Formação Humana integral; Ferdinand Röhr; Fritz Perls; Ecogestalt-pedagogia; Espiritualidade.
Essa dissertação examina a relação entre as perspectivas de formação humana
integral em Ferdinand Röhr e Fritz Perls como base para uma Ecogestalt-pedagogia.
O interesse pelo estudo surgiu da observação da escalada de desumanidade e do
crescente tensionamento global, especialmente na última década. No âmbito coletivo,
evidenciam-se eventos como o genocídio em Gaza e o fortalecimento de uma
“fascismoligarquia” em diferentes partes do mundo. No âmbito particular, a prática
de vinte anos em consultório psicológico e ensino em psicologia tem revelado essa
realidade sob variadas faces nos dramas pessoais e coletivos. Observa-se que uma
parte significativa dessa desumanização sugere ter sua origem na maneira como as
pessoas têm se percebido e pensado a si mesmas, reflexo de processos educativos
que privilegiam a fragmentação e o desenvolvimento cognitivo em detrimento de
outras dimensões do ser. Paralelamente, a prática enquanto gestalt-terapeuta e
educador revelou avanços significativos, com experiências de ampliação e
crescimento pessoal por meio de uma abordagem gestáltica. Diante do desejo de
contribuir para minimização do sofrimento humano, através do resgate, preservação
e refinamento da humanidade no ser humano, e inspirados pelas concepções
pedagógico-filosóficas de Röhr, surgiu o questionamento sobre: em que medida a
noção de formação humana integral em Ferdinand Röhr e Fritz Perls contribui para
a sistematização de uma proposta metodológica ecogestáltica-pedagógica? Como
objetivo geral, a pesquisa busca mapear os elementos formativos presentes na Teoria
da Multidimensionalidade do Ser, de Röhr (2010), e na Gestalt-terapia, de Perls, com
vistas a sistematizar uma proposta metodológica ecogestáltica-pedagógica por meio
da escrevivência gestáltica. Os objetivos específicos incluem: caracterizar a
escrevivência gestáltica como expressão de engajamento existencial-pedagógico;
mapear os elementos formativos presentes na Teoria da Multidimensionalidade do
Ser de Röhr e na Gestalt-terapia de Perls; e apresentar uma proposta metodológica
ecogestáltica-pedagógica como um processo de trans-formação humana. A pesquisa
de cunho qualitativa foi conduzida por meio de uma abordagem teórica de caráter
bibliográfico aliada a entrevistas em profundidade com o professor Ferdinand Röhr.
Os resultados iniciais permitiram delinear uma proposta formativa fundamentada nas
conexões entre a Gestalt-terapia de Fritz Perls e a Teoria da Multidimensionalidade
de Ferdinand Röhr, revelando também o potencial decolonial da proposta como uma
forma de pensar a (trans)formação humana na busca pela integralidade do ser, além
de indicarem um campo com potencial a ser explorado a fim de melhor “fechar essa
gestalt”.