O PIONEIRISMO DE MULHERES NORDESTINAS NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre trajetórias formativas (1879-1930)
Educação das mulheres. Ensino Superior. História da Educação. Pioneiras.
Nesta pesquisa de doutorado foram analisadas as trajetórias formativas das primeiras
mulheres nordestinas diplomadas em instituições de ensino superior brasileiras. A tese
aqui defendida é a de que os percursos formativos das pioneiras, compreendendo sua
formação inicial até o ensino superior, engendram mecanismos individuais e coletivos,
construtos de uma ampliação na atuação das mulheres no espaço público a partir da
educação superior que as forjaram profissionalmente. Para tanto, a análise das
trajetórias formativas desse grupo procurou identificar quem foram elas, as táticas
efetuadas por essas mulheres para adentrar e permanecer no ensino superior, as redes
de sociabilidade a qual estiveram inseridas, repercussão de suas formações e os
caminhos trilhados após formadas. O recorte temporal parte de 1879, ano de publicação
do Decreto 7.247 que autoriza a matrícula de mulheres no ensino superior, até 1930 por
ser o contexto de atuação das pioneiras encontradas. Situada no campo da historiografia
educacional brasileira, a pesquisa apresenta caráter documental e bibliográfico,
utilizando-se das seguintes fontes: legislações, entrevistas, periódicos nacionais,
biografias e trabalhos acadêmicos sobre as pioneiras, egodumentos, entrevistas,
anúncios, almanaques, listas de concluintes, ficha de matrícula e diplomas.
Compreendendo como objeto de investigação as trajetórias formativas das pioneiras, foi
utilizado o método Prosopográfico (Stone, 2011; Heiz, 2006; Charle, 2006). A pesquisa
estabelece um diálogo entre os campos da História das Mulheres e da Histórica da
Educação, haja vista o intuito de contribuir para uma ampliação das experiências vividas
pelas mulheres brasileiras