PONTES ERÓTICO-AMOROSAS: experiências de formação em narrativas de
feministas dissidentes
Palavras-chave: Amor. Erótico. Estudos Feministas. Experiência. Formação.
Os Estudos Feministas se configuraram, ao longo da segunda metade do século XX e início
do século XXI, como um campo polissêmico e interdisciplinar, o qual se articula com
diversas outras áreas, especialmente das Ciências Humanas e Sociais. É tendo a intersecção
como lugar que esse trabalho se estrutura. Parto do encontro entre os feminismos dissidentes
- especificamente o feminismo negro e latino-americano, centrado nas autorias de Audre
Lorde, bell hooks e Glória Anzaldúa, mas também com contribuições de Lélia Gonzalez - e
dos estudos decoloniais, com o campo da Educação. O intuito da criação desse território em
comum é debater as experiências de formação a partir de uma perspectiva feminista
dissidente, e a proposta da noção de pontes erótico-amorosas. O objetivo do trabalho é
compreender experiências formativas em narrativas de acadêmicas e/ou ativistas feministas,
dissidentes de lógicas hegemônicas de gênero, raça ou sexualidades, a partir da ideia de
pontes erótico-amorosas. Para isto, como arcabouço teórico, centro-me, além dos
feminismos, na noção de experiência/sentido como lógica formativa. Metodologicamente,
trata-se de uma pesquisa qualitativa que aponta para a perspectiva pós-qualitativa, cuja
abordagem é a pesquisa narrativa. Serão realizadas entrevistas narrativas com feministas a
fim de compartilhar suas experiências e co-criar processos de formação delas emergentes. As
entrevistas serão gravadas e contarei, enquanto pesquisadora, com o diário de campo como
forma de elaboração de dados. Também será utilizada a metodologia de construção de cartas
para as autoras de base, e de troca delas com as participantes, como ferramenta para
elaboração teórica e das narrativas, respectivamente. As análises serão compostas a partir dos
pressupostos da análise narrativa.