MEMORIAS E IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPE. DA CRIAÇÃO DO CURSO AO FIM DA DITADURA MILITAR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS LIVROS ATAS DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1972-1987.
Ditadura Militar; Educação Física; UFPE; Identidades e Memorias profissionais.
O presente trabalho investigou as memórias institucionais do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde a primeira reunião do colegiado em 1972 até o registro final de atas em dezembro de 1987. Através de uma análise qualitativa de quatro livros de registro de atas do Departamento de Educação Física, buscou-se entender como o curso foi moldado durante o período da Ditadura Militar, marcado por pressões políticas e ideológicas do regime militar. A importância da memória coletiva é central para compreender a construção da identi-dade do curso de Educação Física da UFPE nesse período. Embora o contexto fos-se de opressão, alguns profissionais de Educação Física resistiram discretamente ao regime. No primeiro momento, o curso foi estruturado com o objetivo de servir aos interesses do regime militar, com um currículo técnico e disciplinar que visava a conformidade ideológica. No entanto, com o passar dos anos, especialmente após a evolução dos membros do colegiado, a identidade do curso começou a se moldar de forma mais crítica, buscando avanços e uma formação profissional mais alinhada às necessidades da sociedade, muitas vezes em confronto com a repressão política imposta pelo regime.