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Banca de DEFESA: ROSY KARINE PINHEIRO DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSY KARINE PINHEIRO DE ARAUJO
DATA : 05/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

Práticas docentes sobre a heterogeneidade de conhecimentos ortográficas no 5° ano do ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Ortografia, Níveis de conhecimento ortográficos, heterogeneidade


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o tratamento dado por professores do 5° ano do ensino fundamental as heterogeneidades de conhecimentos ortográficos. Para isso utilizamos como objetivos específicos: verificar as metas dos professores de 5º ano para o ensino da ortografia; identificar os conhecimentos ortográficos dos estudantes; identificar as dificuldades e as facilidades, apontadas pelos professores, para trabalhar com a heterogeneidade de conhecimentos ortográficos, identificar as estratégias didáticas apresentadas pelos docentes para trabalhar com a heterogeneidade de conhecimentos ortográficos em sua turma. O arcabouço teórico está dividido em três eixos - A constituição da norma ortográfica da Língua Portuguesa: discutimos sobre o contexto histórico que fundamentou a organização da norma ortográfica do português e na discussão sobre aspectos relacionados ao aprendizado do objeto de conhecimento ortográfico, aprofundamos a discussão sobre a heterogeneidade de tipos de conhecimentos ortográficos e seu ensino onde compreendemos que as crianças aprendem em ritmos diferentes e de modos diferentes, já que têm percursos escolares e origens diversas e sobre a importância de um ensino reflexivo baseado em um diagnóstico de conhecimento dos estudantes e também sobre estratégias utilizadas pelos docentes para trabalhar dentro do contexto da heterogeneidade de conhecimentos ortográficos. No segundo eixo discutimos sobre heterogeneidade de tipos de conhecimentos ortográficos e seu ensino, e como tais conhecimentos são influenciados por diversos fatores, como o tempo de escolaridade, dialeto e grupo sociocultural do aluno, tamanho das palavras e habilidades metalinguísticas. Além das dificuldades impostas pela norma ortográfica, as crianças aprendem em ritmos e modos diferentes devido a seus percursos escolares e origens diversas, também discutimos sobre alguns princípios que colaboram na construção dessas sequências didáticas como: considerar as hipóteses do aluno, desenvolver a habilidade metacognitiva, favorecer a interação entre os alunos e favorecer o papel de mediador do professor nas etapas de aquisição. O terceiro eixo discute a estratégia docente diante da heterogeneidade de conhecimentos ortográficos que é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores em sala de aula. A cultura tradicional de um ensino homogeneizador e segregador que ainda está presente nas escolas, tornando necessário abordar essa heterogeneidade de forma positiva. No prisma metodológico, a pesquisa se delineia como Estudo de Caso de cunho qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observações e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo duas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados apresentam que a professora B apresenta metas mais claras e específicas e a professora A tem uma abordagem mais geral e menos detalhada em relação ao ensino da ortografia, ambas professoras também não apresentam atividades que incentivem a observação e a reflexão sobre as regras ortográficas e o quanto podem facilitar a internalização dessas regras e melhorar o domínio ortográfico geral. A pesquisa ressalta a importância de um planejamento didático que considere as diferenças individuais e ofereça suporte personalizado, garantindo que todos os alunos possam avançar em seu aprendizado ortográfico. As estratégias eficazes observadas, como atividades diferenciadas e a promoção da interação entre alunos, são fundamentais para um ensino mais inclusivo e eficaz. A capacidade dos docentes de adaptar suas práticas às necessidades diversificadas dos alunos é crucial para o sucesso no ensino da ortografia, reforçando a importância de um planejamento cuidadoso e da consideração das características individuais dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Presidente - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externa à Instituição - JULIANA DE MELO LIMA
Notícia cadastrada em: 04/11/2024 10:40
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