PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: HELEN CARMEM LUCENA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN CARMEM LUCENA DA SILVA
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

A CONSTITUIÇÃO DAS PROFISSIONALIDADES DOS RECREADORES: Um Estudo de Caso a partir do Sesc Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Recreador, Formação Profissional, Profissionalidade, Formação Humana.


PÁGINAS: 238
RESUMO:

Esta dissertação aborda sobre constituição das profissionalidades dos
recreadores. De natureza qualitativa, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de
caso a partir do Sesc Pernambuco. O nosso objetivo geral foi compreender como os
recreadores do Sesc Pernambuco têm constituído suas profissionalidades. Como
objetivos específicos, buscamos: a) caracterizar os contextos que contribuem para a
constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; b) conhecer
os saberes que são mobilizados para a construção das profissionalidades dos
recreadores do Sesc Pernambuco; c) identificar os elementos que contribuem para a
constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco; e d) delinear
os limites para a constituição das profissionalidades dos recreadores do Sesc
Pernambuco. A fundamentação teórica seguida foi elaborada a partir de autores e
estudos que abordam conceitos referentes às categorias: recreação e lazer: caminhos
para uma formação humana e ser recreador: profissionalidades em processo de
construção. Como coleta de dados, utilizamos as técnicas de pesquisa de análise
documental, questionário e entrevista semiestruturada. Na primeira etapa da coleta de
dados, aplicamos um questionário para traçar o perfil dos recreadores do Sesc
Pernambuco. A partir da análise do questionário, selecionamos sete recreadores e dois
profissionais do Sesc para a realização de entrevistas semiestruturadas. A presente
pesquisa possibilitou identificarmos os principais aspectos relacionados à constituição
das profissionalidades dos recreadores, tais como a identificação do Sesc como um dos
principais contextos de constituição das profissionalidades dos recreadores da pesquisa.
O Sesc, além de ser constituído por espaços físicos, também apresenta nuances como
diretrizes políticas e institucionais, personagens e projetos que evidenciam ainda mais
o a referida instituição como principal contexto de formação da profissionalidade dos
recreadores. Nesse sentido, o projeto brincando nas férias e o encontro técnico são os
dois principais projetos que influenciam diretamente na formação e no
desenvolvimento profissional dos recreadores entrevistados. Também, a partir de uma
analogia com o campo da física, elencamos os cinco campos de saberes dos
recreadores, os quais favoreceram a reflexão sobre os saberes necessários aos
recreadores. Dessa forma, anunciamos as possibilidades e denunciamos os limites para
a construção das profissionalidades dos recreadores do Sesc Pernambuco.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1205112 - CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO GONCALVES DE AZEVEDO
Externo à Instituição - HELDER FERREIRA ISAYAMA - UFMG
Interna - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA MORAIS
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 12:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05