A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
Nova Gestão Pública. Gestão da Educação. Gerencialismo. Políticas de accountability. Jaboatão dos Guararapes.
O presente estudo está inserido no campo das políticas públicas e gestão da educação e se volta à temática da Nova Gestão Pública (NGP) na gestão educacional. Objetivou compreender como a racionalidade da Nova Gestão Pública vem sendo incorporada na gestão da educação do município de Jaboatão dos Guararapes - PE. Especificamente, buscou analisar como a gestão da educação nesse município tem se alinhado à NGP, procurando identificar seus elementos e como estes se materializam. Situamos o objeto de pesquisa no movimento de mudanças políticas, econômicas e sociais que vêm orientando os serviços públicos, portanto, influenciando na gestão da educação (HAVEY, 1992; PASQUALINE, 2004;AZEVEDO, 2002, 2004; SANDER, 1995). A abordagem do estudo é de ordem qualitativa ( BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2001;) e, como percurso metodológico, utilizamos a análise de documentos que apontam evidências do modelo de gestão desenvolvido no município jaboatonense, além de questionários realizados com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Gestores Escolares e do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Jaboatão dos Guararapes. Os dados foram analisados utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (CAVALCANTI; CALIXTO; PINHEIRO, 2014; BARDIN, 2011; CÂMARA, 2013). Os dados revelam que existe a presença de elementos que caracterizam a Nova Gestão Pública na gestão da educação do município pesquisado, a exemplo da adoção do bônus por desempenho, o estímulo de práticas competitivas entre gestores e escolas e a preocupação exacerbada com a avaliação padronizada por resultados, no lugar da do tipo processual e incremental. . Nos textos discursivos analisados, foi possível observar concepção de gestão tanto numa perspectiva alinhada a NGP, como também com presença de elementos associados aos princípios da gestão democrática. No entanto, não foi possível identificar posicionamentos contrários às práticas de gestão que vêm sendo desenvolvidas, a não ser por parte dos representantes do SINPROJA, que trouxe um parâmetro comparativo aos discursos.