TECENDO REDES DE SABER: A CONTRIBUIÇÃO FEMININA NA CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS ADAPTATIVOS E INCLUSIVOS PARA O FUTURO
Plavras-chaves: Agenda da ONU para 2030; Igualdade de gênero feminina; educação de
qualidade; Inteligência artificial e Inclusão
O projeto visa explorar a integração de perspectivas femininas plurais em sistemas
educacionais adaptativos e inclusivos, empregando tecnologias de inteligência artificial e
aprendizado adaptativo. Situando-se no cruzamento entre educação, estudos de gênero e
tecnologia, o projeto aborda a urgente necessidade de práticas educacionais que não
apenas acompanhem o ritmo das transformações tecnológicas, mas também reflitam a
diversidade e complexidade das experiências humanas. Através de uma abordagem
qualitativa, que combina questionários de mapeamento de perfil e entrevistas baseadas em
histórias de vida, o estudo busca compreender como as experiências femininas, em toda
sua diversidade, podem enriquecer a concepção e implementação de sistemas de ensino
mais responsivos e equitativos. Este projeto não apenas se alinha aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mas também promete contribuir
significativamente para a prática e teoria educacional, promovendo a igualdade de gênero
e capacitando todas as mulheres e meninas no contexto educacional.