PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: ANDREIA CANDIDA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA CANDIDA DE SOUZA
DATA : 30/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA ESTUDANTES DO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIAL DE CAMARAGIBE, PERNAMBUCO.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Socioemocional. Emoções. Integralidade. Formação Humana. Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 191
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira a Educação Socioemocional pode contribuir para uma perspectiva integral com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma Escola Municipal de
Camaragibe/PE. Mais especificamente: mapear práticas pedagógicas voltadas para Educação Socioemocional a partir de pesquisas brasileiras; e elaborar e implementar caminhos pedagógicos direcionados à Educação Socioemocional dessas crianças. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, que por meio de uma pesquisa de campo interventiva fez uso de técnicas tais como: observação participante, escuta sensível e diário de campo. Foram desenvolvidas dez sequências pedagógicas com a participação de 14 estudantes referente ao quantitativo de matriculados na turma, sendo 05 do sexo feminino e 09 do sexo masculino. Fundamenta-se numa perspectiva de formação humana que pressupõe a multidimensionalidade do ser (RÖHR, 2013), como norteadora de um caminho pedagógico voltado para a Educação Socioemocional (CASASSUS, 2009; SEE, 2019). Os resultados da pesquisa observou-se que a escassez da prática da Educação Socioemocional com estudantes remete à necessidade de mais pesquisas científicas com a temática, principalmente estudos que avaliem sua aplicação. Isso demonstra a construção do processo educativo brasileiro com seu enfoque numa perspectiva conteudista que se distancia da formação humana. Salientamos que práticas pedagógicas podem sim estabelecer conexões com as emoções, com o sentir, pensar e agir no mundo e desse modo é possível apontar caminhos para a humanização em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3776598 - ANA PAULA FERNANDES DA SILVEIRA MOTA - nullPresidente - ***.644.624-** - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Externa à Instituição - MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA ARAUJO
Interna - 2560141 - MARIA SANDRA MONTENEGRO SILVA
Notícia cadastrada em: 26/07/2024 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06