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Banca de DEFESA: MARTA DA SILVA AGUIAR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA DA SILVA AGUIAR
DATA : 26/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Políticas curriculares para o ensino médio e para a formação de professores: sentidos da escolarização do literário e da docência em literatura no discurso da BNCC


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de literatura; currículo; docência; políticas curriculares; formação de professores; professor de literatura; Análise de Discurso; ciclo contínuo de políticas.


PÁGINAS: 353
RESUMO:

Entre os anos 2010 e 2020 do século XXI, observamos a intensificação de mudanças
no âmbito das políticas brasileiras de currículo. As transformações têm incidido com
grande força sobre o ensino médio e a formação inicial e continuada de professores.
Essa dinâmica evidencia o currículo como arena de disputas em torno do que
significa a profissão docente e daquilo que deve orientar a produção/circulação do
conhecimento no espaço escolar. No caso da área de língua(gens), esses embates
(des)legitimam determinadas concepções e práticas de letramento (SZUNDY, 2017)
e, especificamente para a esfera literária, tendo em vista a propensão ao seu
silenciamento nas políticas curriculares, consideramos importante levantar
indagações a respeito dos projetos de formação literária que têm sido pensados para
os alunos do ensino médio e quais sentidos têm sido os sentidos endereçados
(LOPES; CRAVEIRO, 2015) à docência nessa área. Assim, definimos para a nossa
pesquisa o seguinte objetivo geral: investigar como, no contexto das recentes
reformas político-curriculares do ensino médio, o discurso curricular da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) funciona de modo a produzir efeitos de sentido sobre a

escolarização da literatura e sobre a docência nessa área. A partir dele, delineamos
quatro objetivos específicos: a) explicitar e analisar os processos de significação do
currículo no discurso da BNCC do ensino médio; b) explicitar e analisar os processos
de significação da literatura e de seu ensino no discurso da BNCC do ensino médio;
c) explicitar e analisar os processos de significação da docência no discurso curricular
da BNCC do ensino médio; e d) apreender quais efeitos de sentido podem ser
produzidos para a docência em literatura no discurso curricular da BNCC do ensino
médio. Partimos do entendimento de que as políticas curriculares se constituem como
práticas discursivas (LOPES; MACEDO, 2011a) em movimentos de
recontextualização/hibridização (BERNSTEIN, 1996; BALL, 1998; LOPES, 2005) não
lineares, bem como em múltiplas possibilidades de articulação entre os contextos do
ciclo contínuo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994). No desenho
teórico-metodológico, a proposta do ciclo foi integrada à Análise de Discurso (AD). A
concentração de nossa tarefa investigativa no contexto de definição de textos
políticos orientou a configuração do arquivo para um conjunto de documentos
produzidos a nível nacional tendo como lastro a BNCC do ensino médio. A partir dos
fundamentos teórico-analíticos da AD trabalhados por Orlandi (2007, 2015, 2017,
2020) e dos conceitos de falta, excesso e estranhamento propostos por Ernst-Pereira
(2009), construímos o corpus discursivo por meio de operações de delimitação de
sequências discursivas (112 no total). Os resultados das análises apontaram que o
discurso curricular da BNCC funciona como um discurso autoritário (ORLANDI, 2015)
pela forte injunção à paráfrase e pelo apagamento da relação dos professores com o
currículo. Os textos das recentes políticas curriculares nacionais apresentam-se como
readerly texts, buscando limitar o envolvimento e as possibilidades de cocriação dos
leitores-professores diante do desenvolvimento das políticas curriculares. Já o
processo de significação do ensino literário é atravessado por uma hibridização de
tendências para a qual confluem elementos de perspectivas contemporâneas e
tradicionais de ensino de literatura. Opera-se um apagamento dos saberes do campo
literário e do campo da pesquisa em ensino de literatura, reafirmando o sentido de
esvaziamento da formação ofertada na última etapa da educação básica. Quanto à
concepção de docência em literatura, consideramos que a composição curricular de
acentuado caráter híbrido na esfera literária não contribui para dirimir impasses
atinentes à formação inicial e continuada dos professores, tampouco para
dessedimentar sentidos de identidades docentes vinculadas a práticas cristalizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interna - 2227713 - ALICE MIRIAM HAPP BOTLER
Externa ao Programa - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI - nullPresidente - 384531 - LIVIA SUASSUNA
Interno - 2133751 - RAMON DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 15:17
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