HORROR QUEER NO VIDEOCLIPE DE ARTISTAS LGBTQIAPN+:
Perspectivas sônico-musicais para análise da performance no audiovisual
horror queer; música pop brasileira; performance; videoclipe.
A dissertação analisa os marcadores sonoros, estéticos e performáticos do horror queer presentes nos videoclipes de artistas LGBTQIAPN+ brasileiros, investigando como eles dialogam com questões e sensibilidades de sujeites LGBTQIAPN+ no país. Como ponto de partida, recorro aqui ao arcabouço teórico oferecido pela obra do pesquisador do horror queer Benshoff (1997), bem como na revisão da teoria queer feita por Miskolci (2012). O recurso a uma análise de um conjunto de videoclipes se dá a partir de ferramentas teóricas e metodológicas desenvolvidas por Soares (2013). Após um estudo exploratório com mapeamento de videoclipes de artistas LGBTQIAPN+ brasileiros que se utilizam do horror queer como traço expressivo, proponho analisar os videoclipes NHAC! (Chameleo e Jhonny Hooker, 2022), Sinal Fechado (Getúlio Abelha, 2020) e Ameianoite (Pabllo Vittar e Glória Groove, 2022). para responder como a estética do horror queer negocia com os padrões estéticos do mercado musical no campo do videoclipe.