Do Brega Funk ao Dembow: paralelos entre música pop periférica brasileira e dominicana
música pop periférica; música urbana; gêneros musicais; afrodiáspora.
A dissertação tem como proposta analisar comparativamente dois gêneros musicais latino-americanos: o Brega Funk, que surge nas favelas da Região Metropolitana de Recife, no Brasil; e o Dembow, que emerge dos barrios de Santo Domingo, na República Dominicana. Ambos são entendidos enquanto expressões da música urbana (Rivera-Rideau, 2015; Dávila Ellis, 2019) e/ou do pop periférico (Oliveira, 2015; Pereira de Sá, 2021), que se tratam de musicalidades que se constituem e se popularizam à margem das grandes gravadoras e em forte vinculação com as camadas populares, mas enfrentando estigmatizações advindas de alguns ramos da sociedade, da crítica musical e das mídia hegemônica. Indicativos iniciais demonstram que ambos os gêneros partilham de similaridades em variados sentidos, sem, entretanto, interatuarem de forma direta ou de serem mutuamente consumidos por seus países. Nesse ínterim, a pesquisa é construída a partir da questão de como esses gêneros musicais se formaram historicamente e quais homologias podem ser percebidas ao compará-los em perspectivas sociais, mercadológicas, estéticas e performáticas. Parte-se da hipótese de que as analogias entre o Brega Funk e o Dembow são resultados de intensos trânsitos afrodiaspóricos. A dissertação se ancora então nas teorias da diáspora (Hall, 2003; Guerreiro, 2010), da amefricanidade (González, 1988) e do atlântico negro (Gilroy, 2001) para analisar os dois gêneros, em capítulos que trabalham metodologicamente com revisões bibliográficas, composições historiográficas e análises comparativas de objetos.