EU VI A FOTOCRONICIDADE... ELA COMEÇAVA NO RECIFE: Francisco Rebello e a Revista da Cidade na produção e circulação de fotografias de aspectos “crônicos” na imprensa.
Fotocronicidade; Francisco Rebello; Recife; Revistas ilustradas; Década de 1920.
Partindo de um conjunto de fotografias de aspectos do cotoidiano da cidade do Recife registradas pelo fotógrafo
Francisco Manoel Rebello (1890-1965), publicadas na Revista da Cidade – periódico que circulou na cidade do Recife entre 1926 e 1929, esta pesquisa tem como objetivo principal o de conceituar o termo “fotocronicidade” – cunhado pelo autor em sua pesquisa de mestrado “Fotocronicidade : o cotidiano social londrinense nas fotografias de Haruo Ohara” (PERES, 2020). E como objetivos específicos, os de resgatar aspectos da história do fotógrafo Rebello, entendo a sua relação com o circuito da fotografia e a imprensa da época; descrever aspectos do cotidiano da cidade do Recife no período estudado; apontar características do contexto da cidade que fizeram com que o tipo de fotografia aqui pesquisado pudesse, na contramão do que as revistas ilustradas da época mostravam, circular em uma publicação semanal.