Corporeidades cênico-musicais: investigando a encenação em performances de música.
Corpo cênico; Corporeidade; Encenação; Performance Musical; Teatralidade.
Esta pesquisa parte dos estudos de Comunicação e Música para oferecer uma discussão sobre a encenação em performances musicais pensadas a partir da prática de intérpretes da música. É sobretudo os corpos desses artistas, tomados como corpos-tela e passíveis de se desdobrar em corpos cênicos, que guiam uma discussão que transita pela clivagem entre o dentro e o fora do palco, e pelas nuances da canção e da experiência estética. Para isso, tento desenvolver a ideia de “corporeidade cênico-musical” como maneira de propor que as análises de eventos
dessa natureza considerem mais detidamente uma certa noção de corpo cênico ancorada no modo como os corpos-artistas agem em cena e nos respectivos processos criativos que guiam essas ações. Penso nessas questões em conjunto, principalmente, com as teorias do campo do Teatro e dos Estudos de Performance articuladas à Comunicação, à Música e à Estética, que se refletem ao longo do trabalho por meio das noções de presença, encenação, teatralidade e dos atos de transferência vinculados à performance como episteme. Para abordar todo esse arcabouço, escolho como caminho um conjunto de performances da música popular brasileira, que são costuradas tanto a relatos dos próprios artistas quanto às teorias, na tentativa de jogar luz sobre os processos cênicos envolvidos nas performances musicais.