PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA PAULA CAMPOS LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA CAMPOS LIMA
DATA : 03/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: LIMM – Laboratório de Inovação e Mobilidade Midiática, Centro de Artes e Comunicação, UFPE
TÍTULO:

O Circo-teatro de Dom Pantero: as Aulas-espetáculo de Ariano Suassuna.


PALAVRAS-CHAVES:

Aula-espetáculo - Ariano Suassuna - humor – Movimento Armorial – Romance de Dom Pantero.


PÁGINAS: 199
RESUMO:

Tendo como objeto de estudo as aulas-espetáculo, criadas e proferidas pelo
escritor Ariano Suassuna, buscamos compreendê-las investigando os
elementos presentes nesse que foi o circo-teatro suassuniano. Nele, eram
apresentados música, dança e o pensamento do escritor, presente em sua
proposta de arte erudita brasileira inspirada na cultura popular. Todo ideário
que preenche os espetáculos integra o Movimento Armorial, idealizado por Ariano. As aulas precedem o período em que foram oficializadas, 1995, quando
o teatrólogo foi Secretário de Cultura de Pernambuco. Tanto, em 1946, ao apresentar um festival de cantadores, como lecionando na Universidade Federal de Pernambuco (1956-1989), e ainda a partir de 1970, ao criar o armorial, já havia sinais do que seriam as aula-espetáculo. As apresentações tinham cenários, música e dança, sendo Suassuna a figura central do espetáculo. No palco, ele era o palhaço e o dono de seu Circo da Onça Malhada. O escritor, que compartilhava com a plateia suas histórias e piadas, se destacava pelo carisma e capacidade de improvisação. O humor protagonizava as aulas-espetáculo, permeando as apresentações do início ao fim. Elas aconteciam em diferentes formatos, para públicos diversos, e traziam sempre o discurso em defesa da cultura brasileira, que muitas vezes vinha acompanhado de música e dança armoriais. Traçamos o formato das aulas, bem como a performance de Suassuna no centro do picadeiro. Apesar de haver um roteiro pré-estabelecido, as histórias que o poeta contava nos palcos iam surgindo e guiando a aula. Ariano dominava as teorias do risível e fazia de cada aula-espetáculo algo único, como percebemos nas apresentações assistidas. O professor se expressava também fazendo uso de gestual e de expressões faciais para alcançar o público. O espetáculo demonstrou ser mais complexo e completo do que uma aula. A persona suassuniana se dividia entre as figuras do dono do circo e a do palhaço. Sua obra póstuma, Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, é uma espécie de palco literário, e traz a estruturação, preparação e a descrição da grande aula-espetaculosa planejada e realizada pelo personagem principal da trama. O escritor caminha da literatura para os palcos, onde ele se descobre no ofício de palhaço- professor. As duas expressões de sua arte se entrelaçaram enquanto ele atua em seu próprio papel, trazendo o palco para seus livros. O universo suassuniano foi além das adaptações de suas obras literárias para a TV. A potência das aulas-espetáculo inspirara o filme O Auto da Boa Mentira, e a série televisiva Histórias Quase Verdadeiras. É perceptível que o caráter didático das primeiras aulas diminuiu, mas nunca deixou de existir, o conhecimento apenas abriu espaço para o humor. A arte de fazer rir, assim como a figura carismática de Suassuna, foram os responsáveis por imortalizar as apresentações.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VERA BORGES DE SÁ - UNICAP
Presidente - 3227594 - CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO
Interna - 1130893 - ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO GOMES
Externo ao Programa - 2314914 - LUIS AUGUSTO DA VEIGA PESSOA REIS - nullInterno - 1670247 - RODRIGO OCTAVIO D AZEVEDO CARREIRO
Notícia cadastrada em: 11/06/2024 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05