MOTION GRAPHICS E A NARRATIVA NAS ABERTURAS FÍLMICAS: HISTÓRIA, TÉCNICA, ESTÉTICA E LINGUAGEM
motion graphics; linguagem visual; narrativa visual; aberturas de filmes; cinema.
A evolução da comunicação digital tem visto um aumento significativo na complexidade e aprimoramento dos conteúdos visuais, impulsionado pelas novas formas de interação entre dispositivos de transmissão e recepção elevando o motion graphics à posição de ferramenta ativa para a transmissão dinâmica e significativa de informações. Mais do que um mero conjunto de técnicas, o motion graphics se configura como uma linguagem visual autônoma, capaz de narrar histórias que transcendem a simples comunicação de dados, similarmente à relevância de outros elementos visuais na comunicação. Apesar dos avanços tecnológicos, a intersecção entre design e comunicação visual no âmbito do motion graphics ainda é pouco explorada na literatura acadêmica, evidenciando uma lacuna significativa. Este estudo visa preencher essa lacuna, focando nas aberturas de filmes como exemplares de narrativas visuais distintas e influentes. A pesquisa busca contribuir para uma reflexão ampliada sobre a criação de peças visuais animadas, além de promover uma maior integração entre os campos do design e do cinema. Por fim, este trabalho visa afirmar a legitimidade do motion graphics como linguagem visual autônoma no contexto cinematográfico contemporâneo.