Dos meios de comunicação tradicionais às mídias sociais: a construção do Boletim de Pesquisa da UFPE
Divulgação Científica. Redes Sociais Digitais. Mídia. Jornalismo
Este estudo tem como principal objetivo analisar como se deu a mudança dos meios de comunicação tradicionais até as mídias sociais da divulgação científica realizada pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco – Ascom UFPE. Partindo do paradigma da convergência dos meios, investigou-se de que forma a Ascom passou a utilizar a internet como um canal para divulgação da produção científica da UFPE por meio do Boletim de Pesquisa, um periódico nativo digital. Para compreender a construção da publicação, adotou-se uma abordagem quali-quanti, que combinou entrevistas com profissionais da Assessoria de Comunicação e a análise de 730 textos do Boletim divulgados no período de 2005 a 2021. Com base em estudos sobre divulgação científica de autores como Barata, Bueno, Epstein, Gomes e Zamboni, este trabalho respalda a importância do informativo digital produzido pela Ascom. A pesquisa verificou como o autodidatismo dos profissionais da Assessoria de Comunicação, a carência de recursos técnicos e de pessoal, e a falta de apoio institucional atuaram no processo de construção do Boletim de Pesquisa como um produto para a Internet. Constatou-se que o longevo periódico, presente em diferentes plataformas de mídias digitais, tem um papel relevante para divulgar a produção do conhecimento da UFPE junto à comunidade acadêmica, à imprensa e à sociedade em geral; estabelecer um modelo de divulgação científica em universidades e contribuir no processo formativo de estudantes de jornalismo que fazem estágio na Assessoria de Comunicação.