MUITO MAIS QUE A COR DO PECADO: As representações de mulheres negras na publicidade contemporânea brasileira
negritude, publicidade, mulheres negras, comunicação, anúncios publicitários.
As indagações acerca do imagético no meio publicitário são várias, embalados pelos signos e significâncias a comunicação publicitária consegue emitir uma mensagem com apenas uma imagem, um olhar, um som, uma percepção. Sendo assim, podemos colocar a mensagem passada pela publicidade como um dos maiores vetores comunicacionais da sociedade. Tendo em vista esse posicionamento, este estudo procura entender o que essa comunicação está falando sobre as mulheres negras para a sociedade brasileira. Nos últimos anos, as demandas antirracistas estão crescendo pelo público, a população brasileira agora munida de opiniões que são ouvidas via redes sociais conseguem se posicionar para exigir suas demandas e pontuar práticas racistas. Dessa forma, o presente trabalho pretende pontuar o posicionamento de marcas em relação à presença de mulheres negras em sua comunicação publicitária. A pesquisa tem como intenção mapear o papel que é representado pelas mulheres negras em anúncios no brasil, sobretudo no que diz respeito a mensagem que está sendo passada e propagada. Por meio de uma pesquisa bibliográfica (Gil, 2017), uma breve análise de conteúdo (Bardin, 2011) e uma análise temática (Nowell et al, 2017), ambicionamos investigar e identificar as representações da negritude feminina em anúncios publicitários. Na pesquisa bibliográfica temos o apoio de Sueli Carneiro (2011, 2020), Djamila Ribeiro (2017, 2019), Miranda e Martins (2011), Moreno Fernandes (2021), bell hooks (2019), entre outros. Na análise de conteúdo e análise temática temos como corpus de pesquisa a coluna Campanhas da Semana do portal publicitário Meio e Mensagem, investigando a temporalidade de 2020 até 2022, compreendendo mais de 1000 publicidades. Essas publicidades trazem um panorama da publicidade no Brasil e falam sobre como um dos maiores veículos de comunicação está posicionando as mulheres negras em sua comunicação: há um debate em andamento, mas ainda há muito a ser feito.