Publicidade infantil em tempos de Capitalismo de Vigilância: Uma análise sobre a eficácia dos mecanismos de controle parental em redes sociais digitais
Infância, capitalismo de vigilância, redes sociais.
O presente trabalho consiste em uma investigação acerca das crianças como consumidoras e como produto do consumo. O objetivo da pesquisa é analisar e compreender se as estratégias de controle parental são eficazes para a proteção da infância, já que a problemática abordada é como conteúdos impróprios publicidades abusivas são ou não filtrados corretamente? A pesquisa apresenta três partes: a primeira, Infâncias: do capital à sociedade, tem como ponto de partida a invenção da infância diante de uma sociedade da vigilância; A segunda, A publicidade Híbrida e o mercado de atenção infantil no digital, a comunicação mercadológica se desdobra numa publicidade de controle, a própria socialização das crianças na escola atua como uma instância na qual se torna inócuo uma educação fora das sociedade digitais; A terceira, Controle parental em redes sociais digitais o conceito de literacia é problematizado como uma construção da comunicação que transcende o letramento, já que a captura de dados infantis é cada vez mais sutil. Como percurso metodológico, o ponto de partida é a pesquisa bibliográfica, tendo como tipo de pesquisa qualitativa, com análises netnográficas dos documentos das plataformas e políticas de privacidade. A última etapa metodológica prevista serão entrevistas que serão com crianças de 9-12 anos e pais, para com esse desdobramento ter resultados possíveis e esperados de uma forma mais efetiva de controle parental.