ANÁLISE DO LETRAMENTO DIGITAL EM SAÚDE DE PESSOAS IDOSAS DO DISTRITO SANITÁRIO IV DE RECIFE/PE
pessoas idosas; letramento digital; saúde; eHEALS.
As transformações socioeconômicas, políticas e culturais que ocorreram na sociedade no século XX trouxeram mudanças significativas na vida dos indivíduos. Os efeitos das diversas revoluções (econômica, tecnológica, cultural, científica e comunicativa) modificaram a vida planetária, promovendo uma série de fenômenos, entre eles o aumento da longevidade (Sá e Vania, 2022). O processo da transição demográfica, caracterizado pela redução dos níveis de fecundidade e da mortalidade, tem como uma de suas principais consequências o envelhecimento da estrutura etária. Uma das características mais marcantes das últimas décadas é a rápida expansão do desenvolvimento tecnológico acompanhada da interconexão dos dispositivos de comunicação e informação online. A pessoa idosa foi inserida no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) de forma abrupta e sem auxílio no desenvolvimento de competências informacionais para um uso de forma autônoma e segura (Nunes et al., 2023). A ênfase na educação é um dos meios a ser considerado, não só no que concerne à alfabetização/letramento de pessoas idosas, mas também na alfabetização digital (Viana et al., 2023). O conceito de letramento digital em saúde é introduzido e definido como a capacidade de procurar, encontrar, compreender e avaliar informações de saúde a partir de fontes eletrônicas e aplicar os conhecimentos adquiridos para abordar ou resolver um problema de saúde (Norman e Skinner, 2006). Sendo o objetivo do presente estudo analisar o letramento digital em saúde de pessoas idosas que participaram um programa de inclusão digital.