POTENCIAL DE POLICULTIVOS PARA A CONSERVAÇÃO ECOLÓGICA: VISÃO DE ASSENTADOS
Educação Ambiental; Nascentes; Solos; Agroecologia.
Os seres humanos detêm uma interferência muito forte no meio ambiente que tem ocasionado grandes perturbações, principalmente nos locais onde não existe a preocupação com a conservação ecológica visando posterior solução para uma vida mais aprazível. Com isso, o estudo enfatiza a importância da temática de conservação ecológica para minimizar os impactos causados por ações antrópicas sobre os recursos naturais. Neste panorama, a Dissertação tem como questionamento central: como os assentados enxergam o uso dos policultivos para a conservação de solos e de nascentes em sua parcela? Partindo da hipótese que os policultivos trazem benefícios para a conservação ambiental, onde se inserem os solos e as nascentes na área dos assentados. O objetivo geral da pesquisa é analisar a visão de assentados da reforma agrária sob a ótica do uso de policultivos, visando conciliar o uso e a conservação de nascentes e solos. Os objetivos específicos: 1) Identificar o potencial de policultivos para fins de conservação de nascentes e de solos; 2) Avaliar a fertilidade atual e a concentração de matéria orgânica de forma comparativa em áreas sob diferentes tipos de manejo agrícola no assentamento; 3) Verificar o potencial de conservação das nascentes e a qualidade da água para consumo humano no assentamento rural; e 4) Investigar a visão de assentados no contexto da conservação de nascentes e solos, através do uso de policultivos. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, cada um deles contemplando um objetivo específico. Os resultados indicam a eficácia da utilização dos policultivos para a conservação de áreas e mostra quais as técnicas de manejo adequadas para o solo e nascentes. Comprovam ainda que os assentados conheciam os policultivos e de seus benefícios, porém não os colocavam em prática. Como contribuição, o estudo vem guiando os agricultores para a conservação de suas parcelas com a aplicação da educação ambiental voltada para a conservação da biodiversidade do assentamento, minimizando assim a degradação ambiental.