VULNERABILIDADE SOCIAL E PERCEPÇÃO DE RISCO A DESLIZAMENTOS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO BAIRRO DO CURADO, JABOATÃO DOS GUARARAPES (RMR/PE)
gestão de riscos; impactos socioambientais; mapeamento participativo; sensoriamento remoto; Região Metropolitana do Recife (RMR)
O fenômeno dos deslizamentos de terra já ocupa um lugar reservado anualmente nos veículos de mídia e nos telejornais brasileiros, com manchetes e notícias que apresentam não somente a perda de bens materiais, assim como físicos e sociais, sobretudo por parte da população mais vulnerável. Estas circunstâncias, são resultados históricos do rápido processo de urbanização e expansão das cidades em todo o Brasil, pois desenvolveram-se sem a implantação de um mecanismo de planejamento territorial e social, ocasionando diversos impactos no espaço urbano e no meio ambiente. Diante deste cenário, a gestão e a mitigação dos riscos têm sido amplamente discutidas, tanto em espaços acadêmicos quanto no desenvolvimento de políticas públicas, em busca de resoluções para a problemática. O objetivo principal desta pesquisa consistiu em integrar o conhecimento técnico, sob a utilização do geoprocessamento e do sensoriamento remoto, com a cartografia social e o mapeamento participativo, de maneira que os dados apresentados sejam sobretudo construídos pela própria população. O bairro do Curado no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), foi selecionado mediante suas características físicas, sociais e históricas, com registros recorrentes de deslizamentos. O mapeamento técnico utilizou-se do modelo digital de elevação (MDE) de alta resolução, obtido pela tecnologia óptica LiDAR, foram produzidos mapas dos parâmetros topográficos e hidrológicos. O mapeamento participativo buscou não somente obter dados sociais, como também, estimular a percepção do risco, com a aplicação do questionário, observação local e a realização de oficinas de letramento cartográfico. Buscou-se analisar o sentimento de preocupação por parte da população residente de setores de risco, diante da possibilidade de novas ocorrências de deslizamentos, assim como da sua relação com órgãos públicos oficias. Como resultado, observou-se uma relação destoante nos índices obtidos e na percepção do risco, assim como no sentimento de preocupação dos residentes em áreas com atividades recorrentes de deslizamentos, sendo estas influenciadas por questões afetivas. Por fim, esse estudo poderá ser utilizado como ferramenta de novas análises de gestão de risco e planejamento urbano, auxiliando na identificação não somente de parâmetros técnicos, mas compreensão histórica, participativa e sentimental dos residentes.