Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA BARBOSA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA BARBOSA DA ROCHA
DATA : 18/11/2025
LOCAL: google meet
TÍTULO:

Estudos de QSAR e de degradação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos de um desastre ambiental por lacase do camarão Penaeus vannamei livre e imobilizada em quitosana ferromagnética.


PALAVRAS-CHAVES:

contaminantes; biorremediação; enzima; orbital; quitina.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

As atividades antrópicas, como a exploração e o transporte de petróleo, frequentemente resultam em acidentes que afetam ecossistemas marinhos e costeiros, liberando óleo bruto contendo hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), os quais são compostos tóxicos e persistentes que elevam os riscos ambientais e à saúde. Nesse contexto, enzimas como as lacases destacam-se como alternativas sustentáveis e economicamente viáveis para a remediação ambiental. O presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade de uma lacase imobilizada em quitosana magnetizada (sendo a enzima e o suporte obtidos de rejeitos do cultivo do camarão Penaeus vannamei) na degradação de HPAs do derramamento de óleo ocorrido na Costa do Nordeste do Brasil em 2019, além de identificar, por meio de estudos da Relação Quantitativa Estrutura-Atividade (QSAR), descritores quânticos associados ao processo de degradação. A imobilização apresentou rendimento de 62,33% e eficiência de carga de 51,72%, confirmada por alterações espectrais no FTIR-ATR. A enzima imobilizada preservou suas características extremofílicas quanto a temperatura e pH, manteve afinidade semelhante à da lacase livre usando hidroquinona (Km ≈ 1,2 mM) e apresentou maior afinidade ao catecol (Km ≈ 4,7 mM), com aumento significativo de Vmáx (de 1,32 para 10,89 mmol/min). Para avaliar o potencial de reutilização, a lacase imobilizada foi submetida a 12 ciclos reacionais seguidos, havendo a manutenção de 41% da sua atividade ao final do experimento. Na degradação de HPAs, a forma livre apresentou uma maior atividade (54,9%) em comparação à imobilizada (45,2%). embora esta última tenha exibido elevada atividade para compostos de maior peso molecular, atingindo 71,9% de degradação para o benzo[b]fluoranteno. As análises por QSAR revelaram correlação da degradação enzimática dos HPAs com as energias dos orbitais HOMO-5, HOMO-4, HOMO-2 (HOMO - Orbital Molecular Ocupado de mais Alta Energia), LUMO+6 e LUMO+7 (LUMO - Orbital Molecular Desocupado de Menor Energia), além de parâmetros estruturais como massa molecular, volume e área do COSMO. Assim, a lacase derivada de rejeitos do cultivo de P. vannamei demonstrou potencial para aplicação em processos de biorremediação de poluentes petrolíferos, unindo eficiência ambiental e viabilidade econômica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AUGUSTO CEZAR VASCONCELOS DE FREITAS JÚNIOR
Interna - 2380850 - MARIA BETANIA MELO DE OLIVEIRA
Presidente - 2356344 - RANILSON DE SOUZA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 08/10/2025 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10