DESENVOLVIMENTO DE NANOPLATAFORMAS MULTIMODAIS ÓPTICO-PARAMAGNÉTICAS PARA DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Nanocristais de semicondutores, quelatos de gadolínio, fluorescência, agente de contraste, imagem por ressonância magnética, fototermia.
Pontos Quânticos (PQs) são nanocristais de semicondutores com excelentes propriedades ópticas por se encontrarem em regime de confinamento quântico. Têm encontrado aplicação em diversas áreas, como na biomedicina, nomeadamente como agentes de diagnóstico e teranósticos. Por exemplo, a associação de PQs fluorescentes à complexos de Gd3+ já empregados clinicamente origina agentes de contraste (ACs) para imagem por ressonância magnética (IRM), podendo assim serem utilizados em mais de uma técnica de
imagem. A obtenção destes ACs nanoparticulados ajuda a suprimir a baixa sensibilidade da IRM, favorecendo o aumento no contraste observável na imagem. Neste trabalho, foram preparados sistemas multimodais utilizando PQs com diferentes composições, conjugados à complexos de Gd3+ derivados do DOTA e moléculas de ácido fólico (AF). Inicialmente, foram utilizados PQs de CdTe, bastante conhecidos na literatura, para estudar a rota de conjugação com os complexos através da ligação tiol-metal. Posteriormente, estudou-se a mudança para PQs de baixa toxicidade, como os Ag2Se, AgInSe2 e Cu2-xSe. Seguida da conjugação com AF de forma a preparar nanossondas multimodais ou agentes teranósticos. A caracterização óptica dos sistemas desenvolvidos indicou que a conjugação não prejudica as propriedades ópticas dos nanocristais e, em alguns casos, reduziu os defeitos de superfície. A partir das caracterizações relaxométricas, observou-se que os sistemas apresentaram resultados promissores, aumentando o r1 em até 2,5 vezes com relação ao DOTA comercial, indicando que o seu método de preparação foi eficiente na associação dos PQs com complexos de Gd3+. Os resultados obtidos até o momento mostram a potencialidade dos sistemas preparados baseados em PQs de prata para serem utilizados como ACs para IRM e imagem óptica. Ainda, os sistemas com PQs de Cu2-xSe se mostraram como potenciais ACs para IRM e agentes fototérmicos para tratamento de câncer.