A TUTELA DA PALAVRA E O OFÍCIO DA INFORMAÇÃO: A CENSURA NA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
Censura; Poder informacional; Liberdade de expressão; Formação bibliotecária
Parte-se da hipótese de que a abordagem da censura na formação em Biblioteconomia ainda é insuficiente,
o que dificulta a identificação e o enfrentamento de suas manifestações nas práticas profissionais. O estudo
tem como objetivo geral analisar como a censura se configura no cenário brasileiro contemporâneo,
considerando sua presença no debate midiático, na legislação que regula o espaço enunciativo-performativo
e na formação oferecida pelos cursos de Biblioteconomia da região Nordeste, com ênfase no Departamento
de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Metodologicamente, trata-se de
pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, que articula análise dialógica do discurso e análise
de conteúdo, tendo como corpus notícias jornalísticas, textos legislativos, matrizes curriculares, planos
político-pedagógicos e dados coletados por meio de questionário aplicado a docentes e discentes. Espera-se
identificar lacunas, tensões e compreensões recorrentes sobre a censura no campo formativo, de modo a
subsidiar o fortalecimento de uma atuação bibliotecária crítica, eticamente orientada e comprometida com
a defesa da liberdade de expressão e de acesso à informação.