Modelo de maturidade para avaliação da gestão do acervo acadêmico digital
instituições de ensino superior; acervo acadêmico digital; gestão arquivísticade documentos digitais; modelo de maturidade; requisitos de gestão de documentos.
A obrigatoriedade de implantação do acervo acadêmico digital nas Instituições de Ensino
Superior brasileiras desencadeou a necessidade de mecanismos eficazes para avaliar a gestão
desses documentos. Essa avaliação é fundamental para assegurar conformidade com a
legislação vigente, promover a segurança da informação, garantir a melhoria contínua dos
processos e viabilizar a adaptação tecnológica das instituições. Diante desse cenário, esta
pesquisa propôs-se a responder à seguinte questão: Como desenvolver um modelo para
avaliação da maturidade da gestão do acervo acadêmico digital nas Instituições de Ensino
Superior? O objetivo geral foi propor um modelo para avaliação de maturidade da gestão do
acervo acadêmico digital das Instituições de Ensino Superior do Brasil. A pesquisa
caracterizou-se como descritiva, exploratória e propositiva, com abordagem qualitativa e
quantitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental, além da técnica de análise
de conteúdo. A elaboração do modelo baseou-se no método de pesquisa científica denominado
Design Science Research, na perspectiva dos autores Becker, Knackstedt e Pöppelbuß (2009),
que definem oito requisitos essenciais para a construção de modelos de maturidade. A validação
do modelo foi realizada com o uso da técnica Delphi, envolvendo especialistas na área de gestão
de documentos digitais, e mediante aplicação prática em instituições da esfera pública e da
iniciativa privada. O modelo resultante apresenta cinco níveis de maturidade, estruturados em
80 critérios, distribuídos em quatro dimensões: Políticas, Processos, Tecnologias e Pessoas e
13 subdimensões. Sua aplicação em 14 instituições demonstrou clareza, aplicabilidade e
capacidade não apenas de diagnosticar o estágio da gestão documental, mas também de orientar
o aprimoramento institucional. Conclui-se que o modelo constitui uma contribuição relevante
para a Ciência da Informação e a Arquivologia, ao oferecer às Instituições de Ensino Superior
brasileiras uma ferramenta estruturada de autoavaliação e planejamento estratégico da gestão
do acervo acadêmico digital.