JOGOS SÉRIOS E INOCULAÇÃO CONTRA A DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE: Uma Intervenção Educativa no Contexto Brasileiro
Desinformação; Educação em Saúde; Jogos Sérios; Teoria da Inoculação; Literacia Midiática
A desinformação em saúde constitui um dos principais desafios contemporâneos para a promoção da informação de qualidade e para o fortalecimento da cidadania crítica. Nesse contexto, pesquisas recentes têm apontado o potencial de intervenções preventivas baseadas na Teoria da Inoculação Psicológica, sobretudo por meio de jogos sérios, como estratégia de resistência cognitiva frente a notícias falsas, boatos e conteúdos enganosos que circulam em ambientes digitais. Este projeto de tese propõe o desenvolvimento do jogo educativo digital Fatos ou Boatos, com o objetivo de estimular a literacia midiática e em saúde de jovens e adultos brasileiros. Para alcançar esse objetivo, pretende-se: a) identificar os principais conteúdos desinformativos disseminados sobre saúde nas redes sociais brasileiras, a partir do levantamento de mensagens verificadas pela Agência Lupa entre 2021 e 2024; b) transformar esse material em conteúdo educativo aplicado ao design do protótipo do jogo; e c) avaliar a eficiência da intervenção gamificada em promover o reconhecimento de estratégias de manipulação discursivas e simbólicas. A pesquisa será desenvolvida a partir de uma abordagem mista (qualiquantitativa), em três etapas: 1) construção de banco de dados documental com peças de desinformação; 2) incorporação desse material ao design do jogo, fundamentado na Teoria da Inoculação; e 3) aplicação e avaliação empírica do protótipo junto a estudantes do ensino fundamental e superior, com análise dos resultados por meio de técnicas estatísticas e interpretação qualitativa. Ao articular rigor metodológico, prazer lúdico e relevância social, esta tese contribui para o avanço das pesquisas sobre jogos sérios no Brasil e para o enfrentamento da desinformação em saúde. Desta forma, espera-se que o jogo Fatos ou Boatos contribua para ampliar a capacidade crítica dos participantes diante da desinformação em saúde e ofereça subsídios teóricos e metodológicos para o campo dos jogos sérios e da educação em saúde no Brasil.