AS DIMENSOES DA INFORMACAO NA ARTE: A OBRA DE CICERO DIAS COMO DOCUMENTO ICONOGRAFICO MEMORIALISTICO IMAGETICO DA CIDADE DE RECIFE DOS ANOS 1920".
modernismo; memória coletiva; informação estética; Recife; Cícero Dias.
Esta dissertação explora o documento iconográfico como vetor de memória coletiva imagética, tomando uma pintura de Cícero Dias sobre a cidade de Recife como eixo de análise. A pesquisa vincula conceitos de informação estética, memória e identidade ao investigar a transformação urbana recifense na década de 1920. Discute-se a forma como essa tela perpetua valores culturais e sociais, operando como registro memorialístico imagéticos da cidade. A metodologia articula a teoria da intencionalidade fenomenológica, abordada na Ciência da Informação por Miranda (2010, 2018, 2019), a iconografia de Panofsky (1991) e o cronotopo bakhtiniano (2018), evidenciando as dinâmicas entre tempo, espaço e significado na obra do pintor. A dissertação conclui que o quadro de Dias não apenas revela as múltiplas camadas de modernidade e tradição em Pernambuco, mas, também, ilustra como a informação circula e se cristaliza em suportes visuais, contribuindo ativamente para a formação da memória coletiva imagética do local.