A GESTAO POR COMPETENCIA EM BIBLIOTECAS: um estudo em universidades federais em Pernambuco
Palavras-chave: Gestão por Competência; Bibliotecas Universitárias; Bibliotecário.
O cenário informacional contemporâneo, impulsionado pela evolução tecnológica, tem provocado transformações significativas nas bibliotecas universitárias, exigindo uma reconfiguração de seus papéis e serviços. Nesse contexto, a Gestão por Competência (GC) surge como uma ferramenta estratégica e eficiente para os gestores, auxiliando no desenvolvimento do capital humano e na adaptação a essas novas demandas. Diante dessa problemática e da lacuna de conhecimento na literatura, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de Gestão por Competência em bibliotecas de universidades federais em Pernambuco. Para isso, o estudo adotará uma abordagem qualitativa, utilizando o paradigma social e a metodologia de entrevista semiestruturada com bibliotecários dessas instituições. A investigação buscará analisar o perfil do gestor, as políticas de desenvolvimento de pessoal, as ferramentas utilizadas e os procedimentos organizacionais. Pretende-se por meio dessa análise, identificar os desafios na aplicação da Gestão por Competência, de modo a fornecer informações sobre as barreiras institucionais e operacionais. Essa análise será fundamental para a compreensão dos fatores que influenciam a adoção ou não dessas práticas. Este estudo buscará identificar as lacunas existentes entre as competências requeridas e as práticas aplicadas. Dessa forma, aprofundará a compreensão sobre o tema, oferecendo um diagnóstico da situação atual, servindo como ponto de partida para discussões futuras. Ademais, este trabalho contribuirá como subsídio para que os gestores aprimorem o desempenho das equipes e o planejamento estratégico, fortalecendo o papel social das bibliotecas.