Documentos em Braille e Documentos Digitais Acessíveis: convergências e divergências no desenvolvimento de coleções inclusivas na Universidade Federal de Pernambuco
Acessibilidade Informacional; Documento em Braille; Documento Digital Acessível; Coleções acessíveis; Pessoa com Deficiência Visual.
No atual contexto digital e de crescente preocupação com a inclusão social, especialmente nas Instituições de Ensino Superior (IES), as coleções digitais acessíveis para pessoas com deficiência visual têm ganhado relevância. Este estudo, focado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresenta as diretrizes utilizadas pela UFPE para a produção de documentos em braille e documentos digitais acessíveis a fim de promover o desenvolvimento de coleções acessíveis, bem como a inclusão e acessibilidade no ambiente acadêmico garantido a permanência dos discentes até a finalização do curso. A pesquisa tem como objetivo principal descrever as formas de produção, organização e disponibilização dos documentos em braille e dos documentos digitais acessíveis para pessoas com deficiência visual na UFPE. Os objetivos específicos incluem a identificação de como a produção científica aborda os documentos em Braille, a análise das normas e referências que orientam a produção de documentos digitais acessíveis na UFPE, e a identificação das vantagens e limitações das duas tipologias documentais. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa utilizando-se de métodos de pesquisa bibliográfica e documental e de Revisão da Literatura em bases de dados da área de Ciência da Informação.