Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTIANA FÉLIX LUCIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CRISTIANA FÉLIX LUCIANO
DATA : 26/11/2024
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO:

A(O) BIBLIOTECÁRIA(O) COMO AGENTE DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NO COMBATE AO RACISMO: UMA AÇÃO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Mediação de leitura; Racismo; Identidade étnico-racial; Protagonismo social; Mediação da informação.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A formação de leitoras(es) críticos e conscientes é fundamental para a construção de uma sociedade mais equânime. A pesquisa se debruça sobre a ação da pessoa bibliotecária como mediadora de leitura no enfrentamento ao racismo, tendo como como campo de pesquisa a Escola Cidadã Integral Técnica Maestro José Siqueira. Este estudo tem como objetivo geral analisar como a mediação da leitura pode contribuir para o enfrentamento ao racismo, especificamente com alunos/as do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Maestro José Siqueira Maestro José Siqueira. Os objetivos específicos são: investigar as práticas de mediação de leitura já existentes na escola; implementar ações de mediação de leitura focadas no tema do racismo e Identidade étnico-racial; analisar o impacto dessas ações no desenvolvimento da leitura e do pensamento crítico das(os) alunas(os) em relação ao racismo e Identidade étnico-racial; e Sistematizar as práticas de mediação de leitura implementadas na escola, visando auxiliar o entendimento e o aprofundamento dessas ações mediadoras para o desenvolvimento da leitura nas pessoas estudantes, especialmente no que se refere à temática racial. A pesquisa possui abordagem qualitativa, e descritiva, com a técnica de estudo de caso e pesquisa-ação. Serão realizadas entrevistas com professoras(es) e alunas(os), observações em sala de aula, oficinas de leitura e palestras. Os dados coletados serão analisados por meio da análise de conteúdo. Para a coleta de dados, serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos. Os dados serão organizados e analisados qualitativamente, buscando identificar padrões e temas recorrentes. Como resultados da pesquisa espera-se compreender como as práticas de mediação de leitura contribuem para o desenvolvimento da leitura e do pensamento crítico sobre o racismo e a identidade étnico-racial entre as(os) alunas(os) oferecendo subsídios para a elaboração de políticas públicas e práticas pedagógicas mais eficazes no enfrentamento ao racismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Interno - 1117551 - ERINALDO DIAS VALÉRIO
Externa à Instituição - RAQUEL DO ROSÁRIO SANTOS - UFBA
Externa à Instituição - GRACY KELLI MARTINS GONÇALVES - UFCA
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 08:29
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