A produção editorial de Sérvulo Esmeraldo: O livro como espaço de criação e experimentação gráfica
Sérvulo Esmeraldo; História do design editorial; Livros de artista; Livros-objetos; Álbuns.
Esta tese investiga o percurso do artista cearense Sérvulo Esmeraldo no campo da produção editorial, tendo como problema de pesquisa a existência de uma lacuna ainda pouco explorada nesse aspecto de sua trajetória, amplamente documentada enquanto escultor e artista plástico. Nesse sentido, conta com um capítulo relacionado à história do artista e histórico e contexto de sua produção editorial, e incorpora entrevistas realizadas com Dodora Guimarães e Sabrina Esmeraldo, além de levantamentos documentais que possibilitam compreender as decisões de projeto, os processos de produção e as relações estabelecidas entre texto e imagem. A pesquisa busca identificar e analisar os livros concebidos por ele que se inserem nas categorias de álbuns, livros de artista e livros-objetos, considerando suas características materiais, gráficas e conceituais. Toma-se como hipótese que, em paralelo à sua produção artística, Sérvulo Esmeraldo desenvolveu projetos editoriais que manifestam uma expertise e experimentação gráfica e tipográfica significativas para torná-lo presente na produção historiográfica do design editorial no Brasil. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciá-lo enquanto um designer editorial, incluindo as atuações de autor e editor, com ênfase em suas experimentações gráficas e materiais. Para tanto, a partir dos acervos do IAC e do ISE, foi realizada uma abordagem descritiva e analítica, fundamentada em referências teóricas do design gráfico e editorial, em especial Lima E. (1998) e Drucker (1995). Na parte descritiva, foi desenvolvida uma ficha aplicada aos livros encontrados no acervo do ISE, visando compreender os modos como Esmeraldo explorou a materialidade editorial como extensão de sua prática artística. Essa ficha foi elaborada a partir de Lima G. (1997) e Lima E. (1998) e contém categorias relacionadas aos dados catalográficos, elementos gráficos, métodos, técnicas e materiais de produção e estrutura do livro. Para a compreensão das técnicas e materiais utilizados, foi realizada uma aferição por microscópio para identificação do tipo de impressão, assim como sobreposições de digitalizações de páginas de texto sobre espécimes tipográficos para identificação do tipo utilizado, como sugerem Aragão e Farias (2017). Outras formas de identificação das técnicas utilizadas, envolveram tentativas de reprodução dos impressos, realizadas em conjunto com José Lourenço Gonzaga, da Lira Nordestina e Carlos Henrique Soares, do Ateliê de Artes e Ofícios do Centro Cultural do Cariri. Os resultados confirmam a hipótese de que Sérvulo Esmeraldo, para além de sua atuação enquanto artista, desenvolveu projetos editoriais com notável sensibilidade, experimentação e domínio técnico, sendo sua produção relevante para o campo do design editorial brasileiro, destacando uma prática que transita entre arte, autoria e experimentação gráfica.