MODELOS DIDATICOS TRIDIMENSIONAIS: uma avaliacao afetiva da forma e de materiais no desenvolvimento de artefatos para o ensino na area da saude.
Historicamente, o uso das representações gráficas têm sido fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem no campo das ciências naturais. Embora as ilustrações bidimensionais sejam amplamente utilizadas em materiais didáticos, elas frequentemente falham em transmitir adequadamente a complexidade tridimensional das estruturas biológicas, exigindo dos estudantes um significativo esforço de abstração (Bruzzo, 2004). Nesse contexto, os modelos didáticos tridimensionais (MDT) surgem como uma solução pedagógica eficaz e inclusiva, capaz de simplificar conceitos complexos, estimular o interesse dos alunos e promover a inclusão educacional (Melo e Galvão, 2020). Entretanto, pesquisas exploratórias revelaram que a produção artesanal desses recursos pelos docentes enfrenta limitações práticas, incluindo falta de tempo e habilidades técnicas específicas, o que frequentemente compromete seu potencial educativo. Este estudo investigou o desenvolvimento de MDT por meio de fabricação digital, visando estabelecer diretrizes para a produção de recursos educacionais otimizados para o ensino em saúde. A metodologia integrou técnicas de fotogrametria via smartphones, modelagem 3D, síntese gráfica e manufatura aditiva, resultando na produção de seis protótipos que combinavam três níveis de detalhamento (forma fotogramétrica, suavizada e geometrizada) com dois materiais (PLA rígido e TPU flexível). A avaliação afetiva, conduzida através da Escala de Diferencial Semântico, com professores e monitores de Anatomia da UFPE, demonstrou que a forma intermediária (suavizada) apresentou o melhor equilíbrio entre fidelidade anatômica e clareza didática, sendo bem avaliada em ambos os materiais. Enquanto o PLA mostrou-se mais viável técnica e economicamente, o TPU, apesar de suas vantagens tácteis, revelou limitações práticas significativas. Os resultados destacam a importância de abordagens multidisciplinares que integrem design, tecnologia de materiais, psicologia educacional e expressão gráfica para o desenvolvimento de recursos didáticos eficientes.