Banca de DEFESA: SARAH JESSICA DINIZ DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH JESSICA DINIZ DE SOUSA
DATA : 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Design- Sala 06.
TÍTULO:

MODELOS DIDATICOS TRIDIMENSIONAIS: uma avaliacao afetiva da forma e de materiais no desenvolvimento de artefatos para o ensino na area da saude.


PALAVRAS-CHAVES:
tridimensionais; fabricação digital; impressão 3D; avaliação afetiva; design e educação; ensino na área de saúde.

PÁGINAS: 92
RESUMO:

Historicamente, o uso das representações gráficas têm sido fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem no campo das ciências naturais. Embora as ilustrações bidimensionais sejam amplamente utilizadas em materiais didáticos, elas frequentemente falham em transmitir adequadamente a complexidade tridimensional das estruturas biológicas, exigindo dos estudantes um significativo esforço de abstração (Bruzzo, 2004). Nesse contexto, os modelos didáticos tridimensionais (MDT) surgem como uma solução pedagógica eficaz e inclusiva, capaz de simplificar conceitos complexos, estimular o interesse dos alunos e promover a inclusão educacional (Melo e Galvão, 2020). Entretanto, pesquisas exploratórias revelaram que a produção artesanal desses recursos pelos docentes enfrenta limitações práticas, incluindo falta de tempo e habilidades técnicas específicas, o que frequentemente compromete seu potencial educativo. Este estudo investigou o desenvolvimento de MDT por meio de fabricação digital, visando estabelecer diretrizes para a produção de recursos educacionais otimizados para o ensino em saúde. A metodologia integrou técnicas de fotogrametria via smartphones, modelagem 3D, síntese gráfica e manufatura aditiva, resultando na produção de seis protótipos que combinavam três níveis de detalhamento (forma fotogramétrica, suavizada e geometrizada) com dois materiais (PLA rígido e TPU flexível). A avaliação afetiva, conduzida através da Escala de Diferencial Semântico, com professores e monitores de Anatomia da UFPE, demonstrou que a forma intermediária (suavizada) apresentou o melhor equilíbrio entre fidelidade anatômica e clareza didática, sendo bem avaliada em ambos os materiais. Enquanto o PLA mostrou-se mais viável técnica e economicamente, o TPU, apesar de suas vantagens tácteis, revelou limitações práticas significativas. Os resultados destacam a importância de abordagens multidisciplinares que integrem design, tecnologia de materiais, psicologia educacional e expressão gráfica para o desenvolvimento de recursos didáticos eficientes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3331601 - AUTA LUCIANA LAURENTINO
Presidente - 1550533 - GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
Externa ao Programa - 1509057 - JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO - nullExterno ao Programa - 1738250 - MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES - null
Notícia cadastrada em: 13/08/2025 14:52
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