Circulo de Aprendizagem: estrategias colaborativas para integrar a pedagogia da autonomia de Paulo Freire ao ensino de Design da Informacao.
ensino de Design da Informação; Paulo Freire; pedagogia da autonomia; aprendizagem colaborativa; estratégias pedagógicas.
A pesquisa tem como objetivo desenvolver estratégias colaborativas de ensino-aprendizagem que integrem os princípios da pedagogia da autonomia de Paulo Freire ao ensino de Design da Informação (DI), no contexto do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Porto Digital, em Recife. Com abordagem qualitativa e interventiva esta pesquisa-ação ocorre ao longo de três semestres letivos sendo organizada em ciclos iterativos. A proposta central é o Círculo de Aprendizagem, modelo que organiza o processo pedagógico, nos quais o planejamento, a escuta dos estudantes, a execução e a avaliação são continuamente reelaborados com base na participação ativa dos discentes. Fundamentada na pedagogia da autonomia de Paulo Freire a pesquisa analisa como os estudantes se envolvem no processo formativo, buscando romper com a lógica tecnicista do ensino explorando uma abordagem mais crítica, contextualizada e participativa no ensino de Design da Informação. Os dados são coletados por meio de formulários, rodas de conversa, observação participante e análise de projetos e tratados com triangulação e análise qualitativa dos resultados. Espera-se que os resultados contribuam para uma formação mais ética, crítica e socialmente comprometida no ensino de Design.