A historia do Design sob a otica do patrimonio industrial: o binomio vida/trabalho no caso de Camaragibe (PE).
Patrimônio Industrial; História do Design; Artefato têxtil; Companhia Industrial Pernambucana (CIPER); Camaragibe.
A cidade de Camaragibe, situada no estado de Pernambuco, participante da Região Metropolitana do Recife, hoje pouco remete ao seu passado de intensa industrialização. No bairro identificado como “Vila da Fábrica” existiu uma grande companhia têxtil que chegou a despontar como uma das mais influentes no estado em meados do século XX: a Companhia Industrial Pernambucana (CIPER). Entretanto, com o fim das atividades fabris, o patrimônio industrial desse lugar vem passando por constantes processos de descaracterização. Mesmo ao executar, no passado, processos produtivos próximos do que se comunica com a área do design, e do planejamento/viabilização de artefatos industriais, poucas considerações sobre esse legado e suas contribuições são evocados, seja para discutir as experiências profissionais ali vividas por projetistas e operários, seja para compreender o contexto de materialização dos produtos têxteis comercializados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar os indícios de planejamento, concepção e execução do artefato têxtil industrial do núcleo-fabril da cidade de Camaragibe sob a ótica do ex-funcionário (projetista e/ou operário) a partir de um recorte temporal que compreende as décadas de 1960 e 1970, identificadas como período de maior ascensão das atividades industriais ali executadas, bem como a década de 1980, caracterizada pelo declínio do setor têxtil nordestino e que resultou no primeiro encerramento das atividades fabris associadas a região. Para isso, como percursos metodológicos assinalamos a pesquisa documental e oral. São estabelecidas assim, técnicas para coleta e análise de dados, a partir de documentos disponíveis em acervos imagéticos (privados e públicos), que permitem a visualização do contexto produtivo. Estas imagens serão usadas em entrevistas como recurso para sucintar as memórias dos profissionais que estiveram vinculados ao contexto produtivo da CIPER. Como referencial teórico destaca-se uma discussão sobre o que viria a ser entendido como “Patrimônio Industrial” e considerações sobre a perspectiva de Aby Warburg para pesquisas mediadas por imagens. Para além disso, são apresentados os dois primeiros capítulos finalizados que contextualizam o início das atividades fabris observadas na região industrial de Camaragibe com a apresentação das primeiras imagens coletadas. O outro capítulo evidencia uma incursão in loco para observação preliminar da integridade dos bens identificados como patrimônio industrial da região. Como perspectivas futuras, se destaca a análise e interpretação das informações identificadas pelas entrevistas, bem como a construção de capítulos que discutem o estado da arte da pesquisa sobre a História do Design no Brasil, especialmente ao considerar o patrimônio proveniente da industrialização.