RECOMENDACOES DE DESIGN DA INFORMACAO PARA O PAINEL FRONTAL DE EMBALAGENS DE MACARRAO, LEITE UHT E BEBIDA VEGETAL PARA PESSOAS COM RESTRICAO AO GLUTEN/TRIGO E/OU LACTOSE/LEITE.
Painel Frontal de Embalagens. Design da Informação. Restrição Alimentar. Glúten. Lactose.
Quando se trata da identificação das informações sobre alimentos industrializados, o painel frontal das embalagens exerce um papel fundamental, especialmente para pessoas com restrições alimentares. O Design da Informação surge como uma área com grande potencial de contribuição para aprimorar esse processo. O objetivo deste estudo é desenvolver recomendações de Design da Informação para melhor identificação das informações sobre restrições à lactose e/ou glúten no painel frontal de embalagens de leite UHT, bebida vegetal, assim como em embalagens de macarrão espaguete e penne, a partir de análises do pesquisador e de um entendimento do modo de simbolização, terminologia, pictogramas, tamanho e posição das alegações de restrições alimentares adequadas pelas pessoas. A metodologia de abordagem qualitativa, contém revisão sistemática da literatura, procedimentos metodológicos de análise do pesquisador, desenvolvimento de embalagens fictícias, e pesquisa de campo contendo questionário e experimento online. Os resultados apontam para recomendações de uso de alto contraste nas alegações, tipografia em caixa alta e negrito com espaçamento adequado, além da combinação de texto e pictograma formando uma unidade gráfica equilibrada. Indica-se terminologias específicas para cada tipo de produto, além de pictogramas em flat design com ícone de “proibido” e símbolos como o trigo para o glúten, a vaca ou a garrafa de leite para o leite UHT, e a vaca para bebida vegetal. Nossos resultados apontam que as alegações devem ser apresentadas com o maior tamanho especificado no experimento, respeitando a proporcionalidade da embalagem. Não houve consenso sobre a posição ideal, mas foram sugeridos posicionamentos centralizados no painel frontal, com bordas de isolamento. Os dados do experimento mostram que mesmo consumidores com boa escolaridade e acesso à informação ainda enfrentam dificuldades na compreensão, especialmente quanto à clareza das embalagens e das alegações de restrição. Fatores pessoais, ambientais e a desconfiança nas informações também influenciam na identificação destes produtos. Logo, melhorias a partir do Design da Informação em relação às embalagens e a regulamentação destas informações são fundamentais para garantir maior padronização, segurança e acessibilidade na comunicação sobre restrições alimentares.