Banca de DEFESA: AMELIA PAES VIEIRA REIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMELIA PAES VIEIRA REIS
DATA : 03/07/2025
HORA: 09:30
LOCAL: PRESENCIAL: Sala 201-CAC (PPG- Letras). LINK: meet.google.com/bfj-bfkv-gfo
TÍTULO:

Murais pela democracia: design politico e as campanhas eleitorais em Pernambuco (1979-1989).


PALAVRAS-CHAVES:

design político, murais políticos, democracia, história do design, mediação, artefatos gráficos políticos.


PÁGINAS: 401
RESUMO:

Esta tese investiga, a partir do olhar do design, a produção de artefatos gráficos políticos criados, produzidos e veiculados em Pernambuco durante a redemocratização brasileira (1979–1989), especialmente os murais das campanhas eleitorais. A pesquisa é constituída de duas etapas, que correspondem à construção da base empírica e à análise dos artefatos. Na parte 1, foram realizadas entrevistas, visitas a acervos públicos e pessoais, pesquisas bibliográficas e documentais, observações sistemáticas, caminhadas exploratórias, mapeamento dos locais de veiculação e grupos focais com eleitores e militantes. Com a aplicação dessa metodologia, foram reunidas 290 peças, que formam o corpus da pesquisa. Em seguida, realizamos um recorte e constituímos a coleção de murais políticos, composta de 190 artefatos, a partir da organização do acervo, da construção da base de dados, da classificação dos murais, do desenvolvimento da Ficha de Identificação e da catalogação. Na Parte 2 da pesquisa, situamos a abordagem no campo da história do design e assumimos uma perspectiva híbrida, que considera o objeto e seus processos de criação e produção, mas que é complementada pela ênfase no design como dispositivo mediador de discursos (Lees-Maffei; Houze, 2010; Lees-Maffei, 2009). Em busca de um método pertinente, articulamos uma experiência prática de design político à metodologia proposta por Rose (2001), de análise crítica de imagens a partir do discurso. A análise procurou revelar discursos políticos compartilhados no espaço urbano pelos murais, a partir de três elementos estruturadores: iconografia, representações textuais e temas relacionados ao contexto. A metodologia foi aplicada a dois recortes da coleção: a campanha do PMDB à prefeitura de Olinda, em 1982, e a campanha de Miguel Arraes ao governo de Pernambuco, em 1986. Como parte do fenômeno conhecido como muralismo pernambucano, essa produção ocupou os muros das cidades com uma narrativa visual que marcou a memória coletiva de seus moradores. Instituiu no estado uma prática de design político e diluiu-se após a eleição direta para a presidência da República, em 1989. Por fim, argumentamos que os murais reunidos aqui em coleção, apesar de criados com a intenção de fazer propaganda alternativa de candidatos e partidos, materializaram e compartilharam discursos políticos de democracia e liberdade no espaço urbano, evidenciados por meio de processos e recursos de design. Constituíram-se parte da construção de um novo sentido coletivo de sociedade idealizado com o fim da ditadura no país.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA HELENA FERREIRA BRAGA BARBOSA - UA
Interna - ***.426.594-** - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Presidente - 1134080 - HANS DA NOBREGA WAECHTER
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA BARBOSA DE ARAUJO
Externa ao Programa - 2299962 - ROSANGELA VIEIRA DE SOUZA - null
Notícia cadastrada em: 26/06/2025 15:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05