Banca de DEFESA: JULIA CARLA DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIA CARLA DE QUEIROZ
DATA : 11/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/nee-funq-pxa
TÍTULO:

Acidentes de consumo: proposicao de solucoes de Design para melhorias de engajamento entre os consumidores brasileiros e o Sinmac.


PALAVRAS-CHAVES:

Acidentes de consumo. Registros de acidentes. Banco de dados. Sistemas de vigilância de lesões. Sistemas de monitoramento. Sinmac. Design Science Research.


PÁGINAS: 283
RESUMO:

Em um mercado globalizado, a grande e diversa oferta de produtos e serviços demanda atenção à segurança de seus usuários. No Brasil, órgãos como Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, por exemplo, estabelecem normas e regulamentos respectivamente, para reduzir riscos à saúde e segurança dos consumidores. Uma fonte que contribui de forma significativa para a atuação dos órgãos supracitados são os relatos de acidentes de consumo que de acordo com o Inmetro é um evento causador de dano (material, psicológico ou físico) decorrente de falha/defeito do produto ou serviço que não atende ao nível de segurança que dele se espera quando utilizado de acordo com as instruções de uso do fornecedor. Em 2013, o Inmetro desenvolveu uma ferramenta para registros de acidentes de consumo chamada Sinmac - Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo com o objetivo de coletar dados que pudessem evidenciar problemas com produtos e serviços potencialmente inseguros aos consumidores. O Sinmac, ainda é pouco conhecido pela população brasileira, resultando em um número reduzido de relatos voluntários, revelando que a disseminação de informações sobre o assunto acidentes de consumo e o engajamento dos consumidores com o sistema são limitados. O objetivo principal desta tese, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi propor soluções de Design para melhorias de engajamento entre os consumidores brasileiros e o Sinmac com o auxílio da Design Science Research (DSR), seguindo etapas sistemáticas baseadas em autores das áreas de sistema da informação e gestão organizacional, aproximando a teoria e prática do Design centrado no usuário, no contexto de sistemas da administração pública. Esta tese amplia o conhecimento científico sobre acidentes de consumo no Brasil, reforça a necessidade de modernizar o Sinmac com uso de artefatos digitais, especialmente em transparência e integração com outros órgãos, e sugere novas parcerias com instituições de ensino superior para pesquisa e desenvolvimento. Acredita-se que as soluções de Design ou facilitadores digitais propostos podem fortalecer o Sinmac, caso sejam implementadas, e espera-se que esta tese incentive novos estudos acadêmicos para o avanço de um conhecimento conjunto e emergente entre acidentes de consumo e o campo do Design.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1138533 - LUCAS JOSE GARCIA - nullExterna à Instituição - MARINA DE LIMA NEVES BARROS - UNICAP
Interno - 1351969 - NEY DE BRITO DANTAS
Externo à Instituição - VALNEI SMARÇARO DA CUNHA - Inmetro
Notícia cadastrada em: 18/06/2025 16:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08