ATRIBUTOS FÍSICOS E EMOCIONAIS QUE INFLUENCIAM O CONSUMO DE ROUPAS PARA CÃES DE ESTIMAÇÃO POR IDOSOS ATIVOS, SOB A ÓTICA DA ERGONOMIA COGNITIVA E DO DESIGN EMOCIONAL.
ergonomia cognitiva; design emocional; idosos ativos; cães de estimação; roupas pet; autoidentidade.
O envelhecimento da população mundial traz à tona a urgente necessidade de políticas públicas que garantam aos idosos envelhecerem com saúde física e mental, e manterem-se ativos além de plenamente integrados à sociedade. Com a pandemia de COVID-19, foi possível observar um aumento significativo no número de lares com pelo menos um animal de estimação, em grande parte devido ao isolamento social. Estudos recentes demonstram que a interação entre idosos e animais de estimação é mutuamente benéfica, promovendo benefícios à saúde que vão além da companhia, tais como melhorias no comportamento, no foco e na atenção, redução de estresse, depressão e ansiedade, além de estimular a prática de atividades físicas. Paralelamente, observa-se um crescimento significativo no mercado de roupas para animais de estimação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional, os atributos físicos e emocionais que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, com a finalidade de propor diretrizes projetuais que atendam às necessidades cognitivas desses idosos sem comprometer os processos fisiológicos dos animais. A pesquisa envolveu 40 idosos ativos da cidade dos Bezerros, Pernambuco, que possuíam pelo menos um cão, sendo realizada por meio de questionário preliminar, entrevista semiestruturada e avaliação afetiva utilizando o PrEmo, uma ferramenta transcultural de autorrelato de emoções. Os idosos interagiram com cinco artefatos (roupas para cães), previamente escolhidos com base em critérios socioculturais, e descreveram suas experiências subjetivas por meio das expressões de personagens da ferramenta, que representam 14 emoções (7 positivas e 7 negativas). A aplicação desta medida é feita através de uma escala Likert de três dimensões. Os resultados apontaram que os idosos ativos compram roupas para seus cães mais pela estética do que pela necessidade. A beleza, a qualidade do produto, o conforto, as cores, as estampas e os adereços (babados, laços ou outros enfeites) são os atributos físicos que influenciam a compra de roupas para animais de estimação por estes idosos. Os artefatos com cores vibrantes e maior contraste, associados a estes atributos físicos, afetam positivamente as emoções dos idosos, pois remetem a sentimentos positivos como alegria, admiração, orgulho, desejo e satisfação. Os achados deste estudo atendem aos objetivos propostos, propondo diretrizes projetuais que consideram as necessidades cognitivas dos idosos ativos sem comprometer os processos fisiológicos do animal. As contribuições deste estudo vão além do design e podem ser úteis também na área de marketing.