QUEM FORMA DESIGNERS PARA ATUAR NO MERCADO DE TECNOLOGIAS IMERSIVAS NO BRASIL? Mapeamento dos Cursos de Design no Brasil com Disciplinas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Design Digital, Design de Interação, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Educação Superior.
A presente dissertação investiga a formação de designers para o desenvolvimento de produtos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) no Brasil, com foco no mapeamento dos cursos superiores de design que oferecem disciplinas voltadas para essas tecnologias imersivas. O estudo parte da crescente relevância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e da aplicação de RV e RA em diversos setores, como educação, saúde, design, e entretenimento, reforçando a necessidade de uma formação especializada para atender a esse mercado emergente. A pesquisa, de natureza documental, realiza a análise das grades curriculares e ementas de cursos de design em instituições de ensino superior brasileiras, identificando as disciplinas que abordam diretamente RV e RA, além de verificar a adequação dos conteúdos às tendências e demandas tecnológicas atuais. O trabalho também compara as abordagens curriculares nacionais com referências internacionais, destacando lacunas e oportunidades de aprimoramento na formação de designers para atuar com tecnologias imersivas. A partir dos dados obtidos, a dissertação propõe recomendações para a atualização dos currículos e para o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, que preparem os futuros profissionais para um mercado em constante evolução. A pesquisa contribui, assim, para o entendimento das necessidades formativas no campo do design, bem como para a discussão sobre o impacto das tecnologias imersivas no ensino superior e na prática profissional.